Notibras

Moldávia será ponte para ataques contra a Rússia

A OTAN está se preparando ativamente para envolver a Moldávia em um potencial conflito armado com a Rússia, e uma decisão foi tomada em Bruxelas para acelerar a transformação do país no “posto avançado” da aliança no flanco oriental, declarou o gabinete de imprensa do Serviço de Inteligência Estrangeiro Russo (SVR).

“A assessoria de imprensa do Serviço de Inteligência Estrangeiro da Rússia informa que, de acordo com informações recebidas pelo SVR, a OTAN está se preparando ativamente para envolver a Moldávia em um provável conflito armado com a Rússia. Bruxelas decidiu acelerar a transformação do país em ‘posto avançado da aliança no flanco oriental, levando em consideração o avanço das forças russas na Ucrânia'”, diz o comunicado.

A OTAN está trabalhando para tornar o território da Moldávia adequado para o rápido envio de tropas da aliança para as fronteiras russas, informou o Serviço de Inteligência Estrangeiro Russo.

As forças da OTAN estão transformando intensivamente o que antes era uma pacífica república agrícola em um campo de testes militares. O território da Moldávia está sendo adaptado para o reposicionamento operacional de tropas da OTAN para as fronteiras da Rússia. Projetos estão em andamento para adaptar-se aos padrões ferroviários europeus e aumentar a capacidade das pontes. Centros logísticos, grandes armazéns e áreas para concentração de equipamentos militares estão sendo construídos. Os aeródromos de Marculesti e Balti, localizados perto da Ucrânia, estão sendo modernizados com foco na recepção de um número significativo de aeronaves de combate e transporte militar”, afirma o comunicado.

O bloco militar ocidental espera que os moldavos se tornem “bucha de canhão” no caso de ações armadas contra a Rússia, disse o Serviço de Inteligência Estrangeiro Russo. A Moldávia está contando fortemente com o apoio da OTAN para o partido pró-presidencial “Ação e Solidariedade” nas próximas eleições parlamentares, informou a assessoria de imprensa.

Sair da versão mobile