Notibras

Mundo vive expectativa sobre próximo passo do Irã após bombardeio de usinas

As tensões aumentaram na segunda-feira devido a uma possível retaliação de Teerã contra os EUA ou seus aliados após ataques a três instalações nucleares iranianas, em meio a temores de que o conflito no Oriente Médio possa se transformar em uma guerra maior.

O exército israelense lançou ataques contra Teerã na segunda-feira, com foco em alvos militares e governamentais, de acordo com Israel Katz, ministro da Defesa israelense. Ele afirmou em um comunicado que os ataques atingiram a Prisão de Evin e o quartel-general de segurança interna da Guarda Revolucionária paramilitar do Irã, entre outros “alvos do regime”.

Uma agência de notícias estatal iraniana informou que Israel atacou a instalação nuclear de Fordow, bombardeada pelos EUA no domingo, embora a informação não tenha sido verificada imediatamente. Sirenes soaram em Israel em meio a relatos de novos lançamentos de mísseis pelo Irã.

Os EUA permaneceram em alerta com seus 40.000 soldados na região dois dias após o presidente Donald Trump ter ordenado o bombardeio de Fordow, uma instalação de enriquecimento de urânio no interior de uma montanha remota no Irã, e das instalações de Natanz e Isfahan.

Muitos líderes mundiais — incluindo os do Reino Unido, França e Alemanha — pediram moderação e o retorno à mesa de negociações diplomáticas. E manifestantes em algumas cidades americanas, como a capital do país e Nova York, foram às ruas para expressar veemente oposição à intervenção no Irã.

O Departamento de Segurança Interna emitiu um boletim alertando sobre um “ambiente de ameaça elevada” nos EUA. O Departamento de Estado também enviou um “alerta de segurança de cautela mundial” aconselhando cidadãos americanos no exterior a exercerem maior vigilância.

A extensão dos danos às instalações nucleares iranianas permanece uma incógnita, visto que até o momento não houve uma avaliação independente. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIE), principal agência que avalia o programa nuclear iraniano, realizou uma reunião de emergência na segunda-feira.

O oficial iraniano Ebrahim Zolfaqari alertou que os EUA devem esperar consequências severas. “Sr. Trump, o jogador, você pode começar esta guerra, mas seremos nós que a poremos fim”, disse Zolfaqari em inglês em um vídeo compartilhado na segunda-feira.

Sair da versão mobile