Notibras

Na escola da vida, devemos estar sempre atentos

A vida, as vezes, parece uma caixinha de surpresas. Cada dia que amanhece nos traz novidades. Algumas, já esperadas. Outras, nem tanto. Afinal, nem sempre o que recebemos é o que desejamos… mas com certeza é aquilo que precisamos para nos aprimorar em nosso aprendizado…

Todos temos nossos sonhos, nossos desejos. E lutamos com todas as armas que nos são disponibilizadas para atingirmos nosso objetivo. Mesmo quando aparentemente há falta de interesse de nossa parte em evoluir, tal premissa não corresponde à realidade. Estamos sempre à procura de um caminho que possa nos conduzir ao destino sonhado…

Nossos objetivos são os mais diversos possíveis… afinal, muito do que sonhamos… e esperamos alcançar… tem a ver com a realidade em que vivemos. Isso porque só podemos traçar um objetivo futuro de acordo com aquilo que conhecemos. Não é por outro motivo que nossas necessidades vão aumentando de acordo com nossa evolução financeira e intelectual…

Claro que cada pessoa traça seu próprio caminho e o segue de acordo com seus sonhos. Alguns se realizam… são os mais simples, que dependem apenas da vontade do sonhador. Outros, mais complexos, podem ser alcançados ou não… pois dependem não só do esforço da pessoa que deseja alcançar seu objetivo, mas também das condições do meio em que está inserida. Cada ato por nós cometido tem seu tempo certo para florescer. Se tentamos muito cedo ou muito tarde, nossas chances de conseguir o que queremos são reduzidas drasticamente. Isso não significa que não iremos ter sucesso em nossa empreitada, apenas que as dificuldades serão maiores que o esperado…

Estamos sempre em busca de alguma coisa. Cada meta atingida cria uma nova necessidade, pois esse é o preço da evolução. Quando concluímos um ciclo, automaticamente se abrem novas portas rumo ao futuro e novos desafios nos são apresentados. Quanto mais galgamos a escada da vida, mais complexos ficarão os enigmas que teremos que desvendar. Não é por outro motivo que, ao observarmos a caminhada de alguém que se encontra ao nosso lado, ficamos sem entender a dinâmica de sua jornada. Porque ela foi idealizada para ele, apenas… os seus testes serão outros, dentro dos parâmetros que você tenha condições de desvendar…

Por mais estranho que possa parecer, ninguém recebe uma prova além de sua capacidade. Quando você está enfrentando algum novo problema, mesmo que tal pareça sem solução, esta geralmente está bem à sua frente. Sim, tudo o que precisamos é analisar cada evento de nossa vida com calma, com tranquilidade…

Eu sei que muitas vezes o mundo parece desmoronar à nossa volta. São tantas notícias ruins que recebemos, que muitas vezes o desânimo se abate sobre nosso ser. Mas aí temos que nos lembrar que as realidades mudam de pessoa para pessoa. Eu disse “realidades” no plural porque realmente há uma pluralidade de eventos ocorrendo simultaneamente, e cada um é direcionado par alguém específico… não há como alguém resolver o problema de outra pessoa…

“Mas, e a guerra? A fome que se abate sobre o mundo? As doenças, principalmente as incuráveis? Vai dizer que estas também tem soluções individuais?”… boa pergunta, para a qual não tenho resposta. Porque, como disse, essas resposta são dadas apenas ao interessado na resolução do problema apresentado. A guerra pode ser combatida pela humanidade, basta que haja um desejo real de todos viverem em paz… basta que a ganância seja estirpada de nosso meio…

A fome… também seria fácil de ser combatida. Bastava haver interesse real que quem tudo tem. Bastava dividir os recursos irmanamente. E ninguém iria dormir com a barriga a reclamar por falta de alimentos. Mas, infelizmente, quem tudo tem não abre mão de seus recursos… na realidade deseja conseguir ainda mais, mesmo que todo tesouro que amealhe de nada lhe sirva, pois quando partir desse plano deixará tudo para trás, pois partiremos como chegamos… de mãos vazias…

As doenças, principalmente as incuráveis, precisam de uma explicação metafísica… afinal, como podemos explicar o inexplicável? Teríamos que conhecer os desígnios do Criador. Mas esses são apenas dele, e com certeza não partilhará as razões de suas ações conosco, pobres mortais. Tudo o que nos é permitido saber é que ninguém parte desse plano antes de sua hora chegar…

O que podemos fazer, para tornar nossa jornada menos árdua? Procurar entender as dificuldades de nossos irmãos, estendendo-lhes a mão quando esses caírem sob o peso de seu jugo. Pois quando formos nós a estar no chão, com certeza gostaríamos que alguém nos ajudasse a levantar e enxugasse o suor que teimava em escorrer por nossa face…

Procuremos sempre caminhar junto à Luz que o Criador nos disponibilizou…lembre-se… a energia desta está ligada ao seu coração. Quanto mais próximo da verdade se encontrar, mais essa brilhará , iluminando seu caminho. Quanto mais ajudar a seu irmão, mais próximo de sua meta se encontrará. Pois a chave que pode destrancar as portas que encontrará pela frente é o Amor incondicional. Amor pela vida, pelo mundo, por seus semelhantes. E sobretudo, Amor por você mesmo. Porque um dos mandamentos do Mestre é “Amai ao próximo como a si mesmo”… portanto, se você não se ama, como poderá amar um estranho? Esse é o inicio de sua jornada…

A Vida é a nossa Escola. Nos apresenta as lições e espera que aprendamos tudo aquilo que necessitamos para evoluir. Mas ela nem sempre é gentil… se não nos esforçarmos para assimilar suas lições nos cobrará um preço… que poderá nos parecer demasiado alto, mesmo não sendo…

Sigamos a Luz. Vamos nos dar as mãos e caminhar rumo ao Nirvana, procurando nos ajudar mutuamente, para que todos alcancem o Paraíso. Mesmo cada um tendo sua visão do mundo, mesmo cada um tendo a sua verdade, que possamos seguir em frente, ombro a ombro… então, no final da jornada todos seremos premiados com a Eterna Felicidade…

Sair da versão mobile