Notibras

Nada somos sem abraçarmos o sentimento da fé

Qual é o sentimento mais forte, que rege toda a nossa vida? Há vários que consideramos importantes, imprescindíveis… e realmente o são… mas tem um que, se faltar para nós, fará com que todo o resto perca seu sentido…

A Confiança é um sentimento que nos faz acreditar que tudo na vida irá melhorar, por mais que pareça que tudo está fora dos trilhos. Ela nos dá a sensação de caminharmos entre as nuvens, cercadas de pétalas da mais perfumada flor. Nos permite acreditar que o horizonte nos trará apenas boas surpresas, e que o mundo, de um momento para o outro, se tornará cor de rosa e tudo em nossa vida será lindo e maravilhoso…

O Amor é outro sentimento lindo… quando amamos, a vida adquire um brilho todo especial. Os dias são mais brilhantes e a natureza passa a sorrir de uma forma toda especial para nós… o canto dos pássaros nos parece mais mavioso, as borboletas esvoaçando entre as flores ficam simplesmente fantásticas… sim… tudo adquire um sentido especial quando amamos… e somos amadas…

Há outros sentimentos tão importantes quanto esses dois, é claro. Mas, mesmo esses, para que possam brilhar com todo seu esplendor, necessitam de um outro, que é a base de toda a nossa vida… a fé…

A fé transcende tudo aquilo que imaginamos quanto a nossa capacidade… ela é o combustível que nos impulsiona para frente, rumo ao desconhecido, sem medo de nada. Porque nos sentimos protegidas. Porque a Armadura que nos reveste é feita de um sentimento que não podemos explicar… simplesmente sentimos…

Como diz o Livro Sagrado… a fé move montanhas. Esse sentimento é tão forte que nos leva a alturas inimagináveis. E todos nós somos guiados por ela em nossa caminhada por esse plano. Sem ela, ficamos perdidas no espaço, sem saber que rumo seguir…

Muitas pessoas costumam dizer que não tem fé em nada. Que deixaram de acreditar naquilo que não podem ver ou tocar. Mas quando se deitam em seu leito, depois de um dia de trabalho, acreditam piamente que irão acordar no dia seguinte para continuar sua luta. Não tem nenhuma garantia que tal irá se suceder. Mas preparam tudo para mais um dia rotineiro. E o que é isso, senão a fé, em seu estado mais puro?

Quando você sai à rua, a trabalho ou a passeio, despede-se de seus entes queridos com uma saudação que significa “logo estarei de volta”… mas nada pode te garantir que tal intento será alcançado. Afinal, a vida é frágil como a chama de uma vela. Qualquer brisa mais forte pode apagá-la… mas sua fé te diz que você retornará incólume, mesmo que não haja nenhuma garantia disso…

E assim podemos enumerar a maioria de nossos atos durante o dia… todos eles ligados a fé, que nos permite sonhar com a realização de nossos planos mais íntimos. Todos os planos que fazemos são baseados primeiro na fé de que tudo aquilo que planejamos irá se realizar. Sim, chamamos isso de “Esperança”, mas sem a “Fé” para alicerçar as ideias expostas, a Esperança, ao contrário do que afirma o velho adágio popular, será a primeira a fenecer…

A vida é frágil como um botão de flor. Qualquer coisa… mas qualquer coisa mesmo… pode torná-la apenas uma lembrança que se esmaecerá com o tempo, talvez nosso maior inimigo não declarado. Porque o tempo rege nossa estadia nesse plano. E nos leva daqui quando menos esperamos. Mas nossa fé não nos deixa perceber quão perto do Limiar nos encontramos e sempre projetamos nosso futuro muito além daquilo que poderíamos considerar razoável…

A Fé nos permite viver. Simplesmente viver. Sem ela, passamos a vegetar. A vida perde todo o sentido. Porque, de repente, deixamos de confiar nas pessoas, no futuro… simplesmente caminhamos pelo mundo, como zumbis a procura de um motivo para continuar nossa jornada…

É a Fé que nos possibilita acreditar no Amor. Porque, sem esta, dificilmente acreditaríamos que alguém pode nos considerar importantes em sua vida. É a fé que nos permite crer que aquela pessoa que escolhemos nos é fiel e estará sempre ao nosso lado. E enquanto a fé existir, a Confiança necessária para que esse relacionamento perdure estará a salvo. E nos permitirá seguir em frente ao lado desta…

E qual seria a definição de “Fé”? Afinal, eu disse que a mesma é a base de nossa vida e que sem ela simplesmente não poderíamos viver em grupo… pois para podermos compartilhar nossa vida com outros elementos precisamos confiar, nem que seja minimamente, nestes… bem, segundo os dicionários, a fé é a adesão incondicional a uma hipótese que consideramos verdadeira, mesmo que sem provas concretas. Quem tem fé em algo jamais duvida de sua autenticidade. Simplesmente acredita.

Quando perdemos nossa capacidade de acreditar, perdemos o rumo da vida. Nada mais faz sentido em nossas vidas. O Amor, a Confiança e todos os sentimentos tão necessários para nossa existência simplesmente desaparecem de nossa vida. E passamos a tatear na penumbra, à procura do sentido perdido…

Se estivermos imersos na escuridão, que alguém nos estenda a mão e nos conduza para a Luz… e se cruzarmos o caminho de alguém que perdeu a esperança na vida, que cuidemos desta e a ajudemos a recuperar sua fé no Amor, nas pessoas, na vida… e todos juntos de mãos dadas, acreditando no mesmo Paraíso Celestial, caminharemos rumo a Felicidade Eterna que apenas a Fé em nossos corações poderá nos proporcionar….

Sair da versão mobile