Notibras

Não há nada pior que a depressão que atormenta e angustia

O maior flagelo da humanidade é a depressão. Raramente as pessoas à volta de alguém deprimido percebem o estado em que este se encontra. E, quando percebem, nem sempre sabem como agir… São inúmeros os motivos que levam uma pessoa à depressão. Uma desilusão amorosa, fatores genéticos… sim, pode ser uma doença de família… que pode ser herdada por seus descendentes…

Existem vários sintomas que nos ajudam a identificar uma pessoa deprimida. Mas nem sempre estendemos a mão, não que não queiramos ajudá-la, mas muitas vezes não compreendemos o que realmente se passa com a pessoa. Então começamos a evitá-la, por essa nos parecer tóxica demais…

Uma pessoa deprimida é igual aquele personagem da Hanna & Barbera, o Hardy… uma hiena sempre baixo astral, onde tudo parecia estar desabando ao seu redor. Hardy não era um personagem pessimista, na verdade era um personagem deprimido…

Como a personagem, uma pessoa deprimida não consegue ver a beleza que a cerca. Quantas e quantas vezes não cruzamos o caminho de algumas pessoas que simplesmente não visualizam nada além da derrota que se avizinha em seu futuro próximo? E não consegue enxergar saída alguma… porque, para essa pessoa, o mundo é escuridão total e, não importa qual caminho trilhe, estará sempre à beira do abismo. O ápice dessa doença é o desejo autodestrutivo que acomete sua vítima. Não raro, tenta o suicídio. Nem sempre as pessoas ao seu redor conseguem ajudá-la a tempo…

Rejeição pela família, bullying de grupos sociais, casos de doença… são muitos os fatores que podem acionar o gatilho da depressão em alguém… e quando chega ao estágio mais avançado, nem sempre se consegue reverter… isso porque a pessoa está tão perdida em seu mundo que não vê outra saída senão fugir dessa vida, na esperança de que seu sofrimento se finde junto com sua existência…

Como ajudar uma pessoa em tal estado? Primeiro temos que nos despir de todo e qualquer preconceito… não julgar a pessoa por aquilo que pensamos sobre dela… e essa é a parte mais difícil… e tentar entender o que realmente se passa. E então, tentar ajudá-la a sair deste estado, seja apoiando-a emocionalmente, seja encaminhando-a para um médico (aliás, essa é a opção correta, pois a pessoa terá ajuda de um profissional especializado para ajudá-la a vencer seu problema)…

Não estender a mão para alguém necessitado é o mesmo que empurrá-lo despenhadeiro abaixo. Então, quando alguém de seu círculo de repente tornar-se amargo e pessimista, não se afaste deste… tente entendê-lo e ajude-o a se reencontrar com as belezas da vida… com certeza o estará salvando…. Sejamos a Luz que ilumina o caminho daqueles que se encontram na Escuridão… pois amanhã podemos estar na mesma situação e essa pessoa para a qual hoje estendemos a mão poderá ser aquela que nos salvará do Abismo… pense nisso…

Sair da versão mobile