Somos seres únicos neste mundo. Cada pessoa é um Universo à parte e não há outra igual… nem mesmo gêmeos idênticos compartilham a mesma visão… pois esta é muito particular, cada um percebe o mundo à sua maneira. Se por um lado tal conceito é bom, pois a diversidade de opiniões pode moldar nossa realidade, por outro acaba por causar desconforto em algumas situações…
Nosso problema maior é que aprendemos, desde pequenos que existem verdades imutáveis. Realmente, existem. Afinal, uma das principais verdades da vida é que esta é finita. E não podemos afirmar, com certeza, o que ocorrerá quando findar nosso tempo nesse plano…
Mas não é essa a verdade que nos incutem socialmente. Aliás, se há um tema tabu para todos os núcleos sociais, sem dúvida alguma esse é a morte… com exceção dos agentes funerários, que ganham a vida com o passamento alheio, ninguém gosta de discutir esse tema. A exceção à regra são as igrejas, que prometem um mundo de alegrias para aqueles que, nesta vida, seguiram todos os preceitos de sua crença…
Claro que cada segmento religioso tem suas regras, que foram recebidas em mão por algum profeta do passado, e com essas normas de conduta regem a vida de seus acólitos. E estes são responsáveis por manter a vida econômica de sua denominação religiosa saudável, contribuindo com parte de seus proventos para a manutenção não só do templo como também as despesas pessoais de seu guru…
E é aí que a verdade toma múltiplas formas. Porque o líder religioso repassa aos seus seguidores as normas de conduta que lhes possibilitará alcançarem a recompensa quando partirem deste plano. E uma das normas diz que apenas a sua orientação é correta. As outras levarão seus acólitos direto para as profundezas, onde mergulharão nas trevas eternas e não conseguirão mais se levantar…
Bem, as pessoas costumam seguir aquelas ideias que mais se assemelham a sua linha de pensamento. E uma vez que abraçam sua ideologia, nada nem ninguém conseguirá demover sua fé, que se torna inabalável a medida que vão se inteirando dos segredos de sua igreja. Dogmas passam a representar a única verdade aceita por estes… e tudo aquilo que não corresponder ao que lhe foi ensinado, passará para a condição de “heresia”… e portanto, deve ser destruído pelo bem comum…
Existem dois tipos de profissão de fé… aquela dedicada a uma entidade invisível, na qual as pessoas seguem e aquela dedicada a algumas pessoas que, por um motivo ou outro, são consideradas ungidas por uma força superior. E por terem sido abençoadas por essa força, tudo aquilo que sai de sua boca é verdade incontestável. Mesmo que tudo ao seu redor indique o contrário…
Quando a fé entra em jogo, a racionalidade está automaticamente aposentada. Porque não é uma questão de comprovação de fatos, é uma apresentação divina, que não aceita contestação. Se a doutrina seguida exige que se ataque outra comunidade para que ela cresça, seus seguidores farão sua vontade, usando de todos os meios para ter sucesso em sua empreitada…
Sempre haverá conflitos religiosos, que escalarão por todos os segmentos da vida. Pois no final, o que importa não é essa vida, segundo alguns preceitos distorcidos que as pessoas seguem… é a promessa de uma vida feliz e tranquila após nossa despedida desse plano que conta para a maioria das pessoas. Que se esquecem que devemos procura nossa felicidade proporcionando esta para aqueles que gravitam ao nosso redor. Se fizermos nossos semelhantes felizes, respeitando-os, auxiliando-os quando necessitem, a felicidade retornará ao nosso seio multiplicada por mil… e, se houver outra realidade além desse plano, todas as nossas ações em prol de nossos irmãos serão nossa passagem para a felicidade eterna. Se não houver, bem… fomos felizes e proporcionamos felicidade àqueles que necessitavam de uma palavra de conforto de nossa parte…
