“Abrem-se as cortinas e vai começar o espetáculo, torcida brasileira…”
(Fiori Giogliotti, narrador histórico de futebol Rádio Bandeirantes de SP)
O JOGO
Tudo pronto, em Brasília.
O árbitro da partida, Xandão Moraes, dá as últimas instruções e avisa que trouxe os cartões, especialmente o vermelho. Fala pelo fone com Gonet, o árbitro do VAR. Ok! Tudo pronto para o grande embate.
O DERBY
Democracia X Punhal Verde-amarelo
AS EQUIPES/FICHA TÉCNICA
O time da Democracia vai de Resistência no gol, Estado de Direito, Transparência, Lealdade e Direitos Humanos na defesa; no meio campo com Educação, Igualdade e Empatia; e na linha de ataque com Constituição, Devido Processo Legal e Soberania.
Técnico: Luiz Brasil.
O Punhal Verde-amarelo veio a campo com Moro debaixo das traves, Beltrão, Augusto Heleno, Paulo Sérgio e Garnier (os generais da defesa); no meio campo Ramagem (o mago), A. Torres (o invisível) e Mauro Cid (o enfant terrible); e no ataque arrasador Bananinha 01, F. Chocolate 02 e C. Vereador 03.
Técnico: J.M. Cavalão
APITA O ÁRBITRO.
Parece sonho, mas é realidade. O embate há séculos esperado chegou ente.
Fiori delira…
“Jamais vimos algo assim, torcida brasileira… Agora é a hora de quem tem garrafas vazias prá vender… HAJA CORAÇÃO, torcida brasileira!”
FINAL DE PARTIDA
O tempo parece congelado, como num efeito tecnológico de edição quando transformamos a imagem em movimento em uma foto estática. O tempo dos fatos. O tempo das coisas. As coisas da vida. A vida e a História. ]
Partida épica repleta de jogadas traiçoeiras, dribles infernais, riscos, ameaças e medo. Mas chegamos ao fim. Peleja histórica e inesquecível.
Amanhã pela manhã, Arquibaldos e Geraldinos serão vistos outra vez a caminho do trabalho: ônibus, metrô, bicicleta, moto, bicicleta, cavalo… Tudo vale.
Mais um dia de enfrentamentos e novas pelejas nos campos carecas de terra.
O orgulho recuperado, a esperança na alma e os olhos inchados como o de uma rã.
O quê? Você dormiu e não viu o final do jogo?
Calma, está o vídeo completo nas redes sociais. Mas tome cuidado com as fakes News, pois nunca se sabe o que é real ou ficção.
…………………………….
Gilberto Motta é escritor, jornalista e amante da Democracia, especialmente a Corinthiana. Vive na Guarda do Embaú, vilazinha litorânea de SC.
