Notibras

O que significa viver em meio ao deslumbramento?

Tivemos o dia da coroação da Rainha Cross 2025. Foi uma festa linda, onde todas as candidatas estavam simplesmente deslumbrantes. Mais que uma disputa pela coroa, o que realmente acontecia naquele momento era a comunhão de toda uma Comunidade. Comunidade essa, muitas vezes execrada pela Sociedade, pois nem sempre os diferentes têm vez neste Mundo Preconceituoso em que vivemos. Claro, nem todas nós passamos por essa provação. Mas é mais por pura sorte…

O evento começou as 19:30 h. Apoiadoras das cinco candidatas se aglomeravam em frente do Teatro, à espera do início do Grande Evento da noite. Enquanto o momento não chegava, as meninas se confraternizavam. Foi um momento ímpar, onde pudemos matar a saudade daquelas que já não encontrávamos a algum tempo. Sim, porque apesar do sentimento de irmandade, cada uma de nós tem sua vida civil e nem sempre conseguem se encontrar fora desses encontros pontuais. Falo por mim, principalmente, mas assim como é a minha vida, sei que a maioria em seu dia a dia nem mesmo vivem seu “verdadeiro eu”, e muitas vezes dão vazão ao seu íntimo nessas reuniões tão importantes para que tenhamos oportunidade de nos conhecer, trocar ideias, experiencias…

Para mim foi muito importante esse encontro. Revi algumas meninas que a muito não cruzavam meu caminho devido a, como eu disse, correria do dia a dia. A maioria delas, como verdadeiras super-heroínas, mantém sua identidade secreta, dando a poucos o privilégio de conhecer sua verdadeira essência…

Não é o meu caso, sou e vivo meu verdadeiro eu 24 horas por dia. Mas sei que isso é uma exceção, não é, de forma alguma, a rotina da maioria das meninas deste nosso Mundo Particular…

O problema é que neste nosso Universo Particular temos meninas que se encontram em estágios diferentes, a maioria delas sem poder aflorarem sua personalidade verdadeira, por motivos variados. Desde pequenas, recebemos várias travas que nos impedem de crescermos sendo quem somos de fato. Trava… não é engraçado como essa palavra designa nosso grupo? “Ela é uma trava…” apesar de não parecer, é uma frase que de vez em quando ouvimos, não é mesmo? E para romper essas travas, para libertarmos nossa verdadeira essência, como precisamos lutar…

Aquelas que conseguiram seu lugar ao Sol e abriram caminho para que outras também possam seguir em frente tem uma responsabilidade sem tamanho… é a sua maneira de agir, de se portar ante a Sociedade que pode manter essa estrada aberta. Ou seja, nós que conseguirmos derrubar algumas barreiras temos uma responsabilidade tal da qual muitas vezes nem temos noção… mas é através de nossa maneira de nos portar, de agir, que pode permitir à nova geração ser quem realmente é… ou fechar-lhes a Porta da Liberdade…

Como podem ver, nossa responsabilidade frente a toda a Comunidade Cross/Trans é grande… mas voltemos ao evento de ontem à noite…

Quando finalmente adentramos no Teatro e tomamos nosso assento, a grande Lizz Camargo, nossa Rainha Eterna nos fez as devidas apresentações, falando não só sobre as candidatas e os jurados, como também sobre como essas ações que parecem pequenas são grandes naquilo que representam e no que podem resultar. A abertura do show ficou por conta da Banda Amianto, da Rainha Cross 2024, Paula Lavigne. Todas as meninas supertalentosas. A Paula, em sua guitarra solo, brilhava junto com suas colegas durante a apresentação de seu show. Foi, sem dúvida, um momento ímpar…

Houve outras apresentações durante o desenrolar da noite, todos shows lindíssimos. Peço desculpas por não me lembrar do nome da apresentadora de todo o show… sou péssima para guardar nomes. Mas ela era simplesmente divina, e brilhou ainda mais junto aos jurados, quando os apresentou um a um. Havia várias personalidades do mundo trans presentes. Mas como eu disse, sou péssima para guardar nomes, mesmo de pessoas famosas. Houve várias intervenções artísticas no correr da noite, deixando o evento simplesmente imperdível. Nem o frio que se fazia presente obscureceu a presença das estrelas no palco e na plateia. Sim, porque todas nós éramos as estrelas da noite, mesmo que os holofotes não estivessem voltados para nós…

Finalmente as concorrentes foram chamadas ao palco, fizeram suas apresentações e foram interpeladas pela Lizz sobre o porquê desejavam o título de Rainha Cross 2025, além de darem sua visão sobre o que significava, para cada uma delas, ser cross…

Finalmente, a votação, para a escolha de nossa representante para o próximo ano. Confesso que fiquei um pouco frustrada… a minha candidata não conseguiu a Coroa. Não que isso importe… quem é Rainha jamais perderá a Majestade, não é mesmo? No final, a Brenda Mantovanni foi coroada a Rainha Cross 2025. Com muita justiça, diga-se de passagem. Mas, sejamos francas… todas as cinco eram merecedoras da Coroa. Apenas uma a levaria. Então, o que podemos desejar é que a Brenda tenha um ano muito bom enquanto nossa representante. As outras concorrentes? São nossas Rainhas sem coroa, lutando para tornar nosso mundo alternativo ainda mais acessível para todas aquelas que desejam passar para o lado rosa da vida, mas que ainda não descobriram seu caminho…

Sair da versão mobile