Notibras

O silêncio da Senhora Idosa

A visita da senhora idosa chegou e agiu como de costume, mas a dona da casa estava mais quieta do que o habitual.

A visita puxou um dos temas sabidamente preferidos da idosa: contar casos do condomínio! Mas não rendeu o esperado. Afinal expor mazelas, ao invés de adereços, não contribui muito com o frágil espírito de Natal.

Então indagou sobre a saúde da senhora e isso rendeu um pouquinho mais do que o tema anterior. Isso ocorreu por conta de um recente tratamento dentário com quatro sessões de duração de duas horas cada (e orçamento de quatro dígitos…).

Mesmo assim a visita concluiu que a idosa estava muito comedida e resolveu abrir o jogo:

– Está fazendo algo parecido com retiro de Natal?

– Não.

– Está testando uma versão comportamental contrária à sua natureza como treinamento para encarar os desafios de 2026?

– Não!

– Então por que está tão lacônica como nunca foi?

– É porque não quero ver Papai Noel nas redes sociais, como se estivesse no julgamento de Nuremberg. E nem ver Frida Kahlo fazer propaganda de tequila na TV. No mais, parei de escrever. Quer saber por quê ? É que ninguém entendeu quando, num texto, comparei doutor Simão Bacamarte – do Alienista de Machado de Assis – com o presidente do congresso!

– A senhora precisa se cuidar, está com “burn out”!

– Pronto! Foi só ouvir essa expressão em inglês para eu sair do marasmo. Lembrei do Trump e, em seguida, do plano Monroe 2.0 e da consequente ameaça contra o Sul Global! E pensar que eu só queria ficar em paz, neste Natal!

Sair da versão mobile