Notibras

ONU alerta para riscos de novos testes nucleares dos Estados Unidos

As Nações Unidas estão “alarmadas” com os atuais riscos nucleares, disse o porta-voz adjunto da ONU, Farhan Haq, na quinta-feira, observando ainda que os testes nucleares não devem ser retomados.

“O Secretário-Geral [da ONU] [Antonio Guterres] afirmou repetidamente que os riscos nucleares atuais já são alarmantemente altos e que todas as ações que possam levar a erros de cálculo ou a uma escalada com consequências catastróficas devem ser evitadas… Nunca devemos esquecer o legado desastroso de mais de 2.000 testes de armas nucleares realizados nos últimos 80 anos”, disse Haq durante uma coletiva de imprensa. “Os testes nucleares jamais poderão ser permitidos sob quaisquer circunstâncias”.

A publicação de Trump sobre testes nucleares não significa início imediato de exercícios – afirma indicado ao Comando Estratégico.

Mais cedo, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou ter ordenado a retomada dos testes nucleares porque “outros países estão realizando testes” e, portanto, seria apropriado que os EUA também os fizessem. Anteriormente, o presidente havia escrito no Truth Social que ordenou que os testes de armas nucleares fossem conduzidos “em igualdade de condições” com outros países que supostamente possuem programas de testes nucleares.

Sair da versão mobile