Notibras

ONU faz homenagem aos 55 anos de Brasília plantando ipê-rosa

Importante centro diplomático e, cada vez mais, sede de eventos internacionais, Brasília recebeu nesta quarta-feira 22 os parabéns da Organização das Nações Unidas (ONU). Os 55 anos da capital da República foram comemorados com o plantio de uma muda de ipê-rosa na Casa da ONU, no Setor de Embaixadas Norte.

“O Brasil tem sido um exemplo na implementação de uma agenda para melhorar a condição de vida da população, e Brasília é um dos locais com maior progresso social”, observou o coordenador residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek.

Ele observou que Brasília ocupa a nona posição entre os mais de 5,5 mil municípios ranqueados pelo Índice de Desenvolvimento Humano, calculado pela ONU, e a primeira colocação se comparada às demais unidades da Federação.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, reconheceu os bons índices alcançados pelo DF nos rankings da ONU, mas ponderou que é preciso fazer mais para que a cidade se consolide como uma referência em desenvolvimento humano. “Se em Brasília temos a maior renda per capita do Brasil, também temos grandes diferenças sociais que precisam ser combatidas.”

O apoio da comunidade internacional, com a troca de experiências, é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes em Brasília, destacou ainda Rollemberg. “Queremos fortalecer as parcerias com organismos internacionais e as embaixadas de todos os países do mundo — com os quais temos nos reunido, eu e a minha companheira, Márcia (Rollemberg), para construir uma agenda permanente de cooperação.”

O ipê-rosa foi plantado como símbolo do compromisso do governo de Brasília e da ONU com a sustentabilidade. O evento desta manhã incluiu ainda a apresentação de um modelo de carro elétrico e a degustação de picolés e sucos de frutas típicas do Cerrado. As comemorações pelos 55 anos da capital na Casa da ONU foram prestigiadas por embaixadores, diplomatas, servidores da ONU, secretários de governo e administradores regionais, entre outros convidados.

Étore Medeiros, Agência Brasília

Sair da versão mobile