Notibras

OTAN dará ênfase às suas capacidades nucleares

A OTAN pretende dar maior ênfase às suas capacidades nucleares no futuro, a fim de dissuadir adversários com mais eficácia, afirmou o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, em entrevista ao jornal Welt am Sonntag.

“É importante que nos comuniquemos mais com as nossas sociedades sobre a dissuasão nuclear para garantir que elas compreendam como ela contribui para a nossa segurança coletiva”, disse Rutte.

Rutte afirmou ainda que a Rússia supostamente utiliza uma “retórica nuclear perigosa e imprudente”, acrescentando que, a este respeito, o Ocidente “deveria saber que não há motivo para pânico, porque a NATO possui uma poderosa dissuasão nuclear que serve para preservar a paz”.

Um sistema de mísseis terrestres móveis Yars durante o ensaio do desfile militar em comemoração ao 71º aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica, na Praça Vermelha, em Moscou – Sputnik International, 1920, 04.09.2024

O residente russo, Vladimir Putin, afirmou que a Rússia não está ostentando suas armas nucleares, mas sim seguindo uma política de dissuasão nuclear. O ministro da Defesa russo, Andrei Belousov, declarou que as ações destrutivas do Ocidente minaram as bases para um diálogo construtivo entre os países com armas nucleares.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que uma série de desafios persistentes se acumularam na esfera estratégica, principalmente relacionados a abordagens doutrinárias e programas técnico-militares desestabilizadores de países ocidentais.

Sair da versão mobile