Notibras

Pole na Áustria, Massa sonha com pódio mas acaba corrida em 4º

Ainda não foi desta vez que o brasileiro Felipe Massa subiu ao pódio em 2014. Embora tenha largado na pole no GP da Áustria, neste domingo, o piloto da Williams perdeu a ponta na primeira parada nos boxes para a troca de pneus. Foi ultrapassado pelo companheiro Valtteri Bottas e pela dupla da Mercedes Nico Rosberg (que ganhou a prova) e Lewis Hamilton (segundo). Em quarto, Massa conseguiu sua melhor colocação na temporada.

Para variar, o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 terminou com mais uma dobradinha da Mercedes, com a prova no Circuito Red Bull Ring. Mas pela primeira vez no ano (e desde 2012), a equipe de Frank Williams conquistou um pódio, graças ao terceiro lugar do finlandês Bottas.

Uma pena que Massa levou mais uma vez a pior nos pit stops. Fernando Alonso veio em quinto, com Sergio Perez (Force India), Kevin Magnussen (McLaren), Daniel Ricciardo (Red Bull), Nico Hulkenberg (Force India) e Kimi Raikkonen (Ferrari) completando a zona de pontuação.

O resultado ampliou a vantagem de Nico Rosberg na liderança do campeonato, com 165 pontos. Hamilton vem em segundo, com 136, permitindo ao companheiro de equipe abrir frente na liderança. Com 29 pontos, o alemão garante a primeira colocação por mais uma prova pelo menos, mesmo que não pontue em Silverstone, próxima prova da temporada..

Na largada da prova deste domingo, Massa manteve a primeira colocação, enquanto Rosberg superou a Williams de Valtteri Bottas – o finlandês, porém, deu o troco e recuperou a posição ainda na primeira volta. Porém, o grande destaque da largada foi Hamilton, que saiu da nona para a quarta posição. Sebastian Vettel, que largou em 12º, teve problemas e comprometeu sua prova, andando uma volta atrás dos demais pilotos desde o começo.

Diante do desgaste dos pneus supermacios da largada, a rodada de pitstops começou em torno da 10ª volta. As duas Mercedes pararam primeiro, com Rosberg e Hamilton, antes das Williams de Massa e Bottas. Passada a janela, Sergio Perez (Force India) liderava sem trocar, à frente de Rosberg, Bottas, Hamilton e Massa. O mexicano largou em 16º.

Na volta 27, Perez finalmente cedeu e perdeu a primeira posição para Rosberg. Bottas e Hamilton fizeram o mesmo logo na sequência. Perez e Massa se reencontraram na pista pela primeira vez depois do acidente na última volta do GP do Canadá, mas não houve nem tempo para um novo ataque do brasileiro à posição do rival, que foi para os boxes na volta 30.

Na volta 40, os primeiros colocados partiram para novas trocas de pneus. As Mercedes foram antes, deixando Bottas e Massa nas primeiras posições. O finlandês parou e voltou em quinto, com Massa de novo na ponta e Fernando Alonso em segundo. Quando parou, o brasileiro voltou em sexto, atrás de Alonso, Rosberg, Hamilton, Bottas e Perez. O espanhol da Ferrari fez então sua segunda troca, e os cinco pilotos que vinham atrás ganharam uma posição cada.

Mais uma vez, Perez e Massa se encontraram na disputa pela quinta posição, mas o mexicano novamente parou para trocar seus pneus na volta 56. O brasileiro ainda segurou a pressão de Fernando Alonso, em quinto, e cruzou a linha de chegada atrás de Rosberg, Hamilton e Bottas.

 

 

Sair da versão mobile