Notibras

Polícia apreende brinquedos falsificados na Feira dos Importados

Policiais Civis apreenderam nesta quarta-feira (16) na Feira dos Importados do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) aproximadamente mil brinquedos falsificados, incluindo jogos e bonecos. A mercadoria foi avaliada em cerca de R$ 25 mil.

Dezesseis pessoas, incluindo nove mulheres, foram presas durante a operação, que contou com o apoio de servidores da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops).

Os detidos foram indiciados por violação de direito autoral. A Polícia Civil não divulgou o nome dos suspeitos. Um deles é chinês, segundo a corporação. Se condenados, os suspeitos podem pegar de dois a quatro anos de prisão. Foi estipulada fiança de R$ 300 para que cada um pudesse responder pelo crime em liberdade.

Essa foi a primeira operação da feira para coibir a venda de brinquedos falsificados de marcas famosas. Os materiais recolhidos foram suficientes para encher 92 sacos e ocuparam a carroceria de um caminhão.

A ação da Polícia Civil e Seops começou por volta de 13h. Pelo menos 16 bancas foram fiscalizadas.

De acordo com a secretaria, todas as bancas ocupam os quatro blocos do centro comercial e foram alvos após um levantamento realizado em duas semanas.

“O objetivo das operações na feira do SIA é diminuir a oferta dos produtos até os feirantes cessarem a venda ilegal. Esses brinquedos não tem controle de qualidade e podem ter sido fabricados sem o devido cuidado na afixação de peças. Outro problema na comercialização dessas mercadorias são os impostos que não são recolhidos”, afirma o delegado-Chefe da Divisão de Comunicação da Polícia Civil, Paulo Henrique Almeida.

Sair da versão mobile