Notibras

Prova-teste sobre igualdade, antirracismo e humanidade

Como todos sabemos, é dever dos professores promover ações de conscientização da diversidade, do contido na Constituição Federal sobre a igualdade e do consequente repúdio ao racismo.

Mas um deputado preto fez um pronunciamento contra o que ele chama de pauta antirracista na escola. Disse que as aulas de cidadania e cumprimento dos deveres democráticos e, por óbvio, contra o racismo são descabidas.

— Quanta incoerência! Será que ele entende o que está falando? – perguntou a Professora que havia divulgado a fala do deputado.

— Acho que não é pra divulgar esses comportamentos contra a lei e as instituições como o desse deputado. Porque dá mais visibilidade à Extrema Direita. – disse a diretora da escola.

— O que ele não entende é o risco geopolítico que a política partidária “suja” expõe o país. – disse a cidadã.

— Quando se olha no espelho quem esse deputado enxerga? – perguntou o Professor.

— Esse deputado age como um robô. É um estereótipo, portanto, seu fenótipo não vai ao caso. – disse a antropóloga.

— Ele é um boneco do Ventríloquo Extrema Direita Entreguista Pró Imperialismo. – disse a escritora.

Enquanto o deputado usufruía de todos os descabidos direitos de seu cargo, uma poeta escrevia corajosamente em seu canto.

……………………………

Edna Domenica é cronista e poetisa. Seus escritos pretendem interferir na guerra semiótica pela conscientização de determinados vocábulos expostos em redes sociais e TV, principalmente, daqueles que se referem ao racismo, à misoginia, ao negacionismo, ao machismo e outras expressões do autoritarismo e do pensamento hegemônico.

Sair da versão mobile