Notibras

Quando retribuímos o que recebemos nossa felicidade aumenta

Hoje vamos falar de uma palavrinha muito em moda atualmente…. “gratidão”. Muitas pessoas a usam, algumas vezes em substituição à palavra “obrigado”. Talvez porque, em sua origem, a palavra “obrigado”, como agradecimento, tivesse o significado de “fico te devendo esse favor”. Talvez…

Mas qual o significado da palavra “gratidão”, realmente? E o quanto somos sinceras quando agradecemos por alguma benesse usando essa palavra? Bem, vamos lá, até a origem da mesma…

A palavra “gratidão tem duas origens… a primeira vem de “gratus”, que significa “agradecido” ou, obviamente, “grato”. A segunda vem de “gratia”, cujo sentido pode ser “benção”, “dádiva“ ou “graça”. Ambas as palavras originais são, como dá para perceber, latinas…

Quando, ao recebermos uma benesse de alguém, costumamos dizer “obrigado”. Algumas pessoas preferem dizer “gratidão”. Bem, cada um agradece da melhor forma que lhe aprouver. Mas, como eu me perguntei acima… até que ponto somos sinceras quando usamos a palavra “gratidão” como agradecimento? Muitas vezes não fazemos nem ideia do que estamos dizendo, essa é a verdade…

Quando esse ato é genuíno, uma série de benefícios nos são concedidos. Por exemplo, a dopamina, um neurotransmissor ligado ao prazer e bem-estar é liberada, nos dando a sensação de… bem, como eu já disse, bem estar. O amor e a amizade tendem a tornar-se mais fortes, nos ajuda a lidar com as adversidades com cautela e passamos a ver as experiências negativas como lições para o futuro…

Bem, quando alguém nos concede uma graça, seja ela qual for, é natural nos sentirmos felizes, especiais. Porque uma graça é, como a própria palavra já diz, uma dádiva. E se fomos merecedoras dessa, deixarmos o agente causador de nosso estado perceber o quanto nos encantou é, sem dúvida, a melhor forma de agradecer. Porque quem nos concedeu esse privilégio nada esperava de nós. E sentir que fez a diferença em nossa vida é uma forma de retribuição que o deixará feliz, também…

Muitas vezes, até porque não nos atentamos a certos detalhes, até pela correria do dia a dia, esquecemos de agradecer tudo de bom que recebemos da vida. E como poderíamos agradecer as dádivas recebidas? Replicando ao nosso Universo as gentilezas com as quais fomos agraciadas. Afinal, dar um pouco daquilo que recebemos graciosamente nos fará ainda mais felizes. Porque, como já disse alguém, certa vez, “é dando que se recebe”…

Sim, quando abrimos nosso coração e retribuímos tudo aquilo que recebemos com gestos de gentilezas para outras pessoas, nosso sentido de felicidade aumenta de acordo com nossa dedicação para com estas. O prazer de ajudar é algo que transcende nossa compreensão. Mas nos torna felizes, a medida que fazemos outras pessoas felizes. Esse é o poder da palavrinha “gratidão”. Sermos gratos a tudo aquilo que recebemos em nossa caminhada por esse plano, distribuindo uma parte da felicidade que nos foi concedida graciosamente…

A beleza dessa palavrinha composta de oito letras é tamanha que torna nosso mundo cinzento e triste em um Paraíso Iluminado e feliz… só depende de abrirmos nosso coração e agradecermos ao Altíssimo o privilégio de poder caminhar por esse Jardim lindo e maravilhoso que Ele nos concedeu. E sejamos gratos a cada segundo que Ele nos concede, pois sem sua Graça Divina nada disso seria possível, não é mesmo? Então só me resta despedir-me por ora dizendo apenas…

Gratidão…

Sair da versão mobile