Notibras

Dificuldade para quitar contas cresce 14% em uma ano, diz Procon

Dados do Procon apontam que o número de queixas por dificuldades para quitar contas antecipadamente cresceu 14% de 2012 para 2013 no Distrito Federal. Foram 740 casos no ano passado, contra 647 no ano anterior. E, de acordo com o órgão, entre janeiro e 19 de agosto deste ano já foram contabilizadas 230 ocorrências.

Entre as principais reclamações estão as dificuldades para saber o saldo atualizado da vítima e a recusa do banco em fornecer o boleto para pagamento antecipado. Clientes reclamam que o desconto é pequeno para estas situações, enquanto as multas para atraso são altas.

O servidor público Rodrigo Oliveira viveu essa situação. Ele fez um financiamento para comprar móveis para o apartamento novo no início de 2014. Em maio, tentou quitar a dívida. Ao acessar a página na web, o problema: o link que permitia o pagamento antecipado com desconto desapareceu.

“Já tinha buscado essa funcionalidade havia mais ou menos dois meses. Eu vi que funcionava, sabia até o quanto era de desconto. Quando eu consegui arrumar um recurso para poder pagar essa dívida, eu voltei e a funcionalidade não estava mais disponível”, explica.

O homem procurou a empresa, que não resolveu o impasse. Então, Oliveira solicitou ajuda ao Banco Central, que informou não ter competência legal para mediar conflitos entre as instituições financeiras e os clientes. Ele precisou do Procon para solucionar o problema.

Sair da versão mobile