Notibras

Racionamento chega aos ‘ricos’ e Lago fica sem água

Bartô Granja

Pronto. Agora ninguém pode reclamar de privilégios. É que a partir desta segunda-feira, 30, os moradores das áreas nobres de Brasília (como do Plano Piloto e lagos Sul e Norte) também vão sentir no corpo os efeitos da longa estiagem.

O racionamento também chega a essas regiões, segundo decisão tomada pela Caesb, que ampliou as medidas de restrição de uso da água por causa dos níveis dos reservatórios que abastecem Brasília e outras cidades.

Desde o dia 16 as demais áreas do Distrito Federal abastecidas pelo sistema do Descoberto já vinham enfrentando o racionamento. Agora é a vez de reduzir a pressão da água fornecida pelo reservatório de Santa Maria.

A expectativa da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal é que a medida reduza em até 5% o consumo de água, uma economia estimada de 80 litros por segundo.

A água chegará com menos força às residências localizadas na Asa Norte, Asa Sul, Noroeste e Sudoeste, Lago Norte, Lago Sul, Jardim Botânico, Paranoá, Itapoã e SOF Sul.

“A implantação do plano começa nesta segunda-feira na Asa Norte, onde os técnicos ficarão por três dias fazendo os ajustes de válvulas e registros, de forma que a redução ocorra nos níveis desejados pela companhia e não coloque em risco a estrutura física das redes de água. Feito isso, as equipes se deslocarão para outra área, conforme calendário já definido”, informou a Caesb.

A pressão é reduzida por meio do ajuste de válvulas e registros espalhados pela rede de abastecimento. A ação diminui a perda da água que corre pelo sistema. A mudança na pressão não tem prazo definido e segue até reservatório atingir nível seguro.

Calendário de pressão reduzida nas regiões abastecidas pelo Reservatório de Santa Maria:

30/1 Asa Norte
2/2 Asa Sul, Noroeste e Sudoeste
6/2 Lago Norte
9/2 Lago Sul
13/2 Jardim Botânico
15/2 Paranoá e Itapoã
17/2 SOF Sul, Condomínio Park Sul Prime Residence e Living Superquadra Park Sul

Sair da versão mobile