Notibras

Relato de um bardo moderno

Recentemente, embarquei numa longa viagem de carro pela deslumbrante paisagem do interior da Bahia com minha mãe, esposa e filhos. Apesar das muitas horas na estrada, que poderiam facilmente ter se transformado em tédio, um comentário ao acaso, ao avistarmos um minúsculo cemitério em baixo de algumas árvores, trouxe à tona a peça O Bem-Amado, o que nos proporcionou uma boa diversão.

Tendo lido o livro de Dias Gomes há pouco tempo e sentindo o clima propício, decidi narrar para minha família as hilárias e alucinadas desventuras do icônico prefeito de Sucupira, Odorico Paraguaçu, ainda frescas em minha memória. Foi gratificante perceber como uma obra escrita em 1962 ainda consegue arrancar gargalhadas e entreter três gerações no mesmo ambiente.

Naqueles momentos, não precisávamos de celulares, tablets ou qualquer outro aparato tecnológico. Apenas a minha voz, talvez um pouco errática, foi suficiente para nos conectar e nos transportar para o universo de Dias Gomes. Senti-me como um dos antigos contadores de histórias das aldeias persas, artistas respeitados e fundamentais para a vida comunitária.

Tão bom seria se, hoje, reaprendêssemos a dar valor a instantes como esses: abrir mão das telas para ouvir uma boa história, real ou inventada; deixar que nossos sentimentos se harmonizem com as variações de timbre e tonalidade de bons contadores de causos; sentir o coração pulsar no mesmo compasso de uma poesia recitada durante um lual.

As histórias sempre foram âncoras de valores, bússolas discretas capazes de orientar o caráter das crianças, especialmente em tempos em que faltam referências claras e o respeito parece rarear, mas também podem funcionar como um refúgio para adultos estressados com a rotina diária de compromissos.

Espero que essa breve experiência inspire outros a redescobrir o poder transformador dos livros e a magia atemporal de contar histórias. Afinal, por mais que vivamos em uma era marcada pela inteligência artificial, nada substitui a inteligência humana, a sensibilidade e o carisma que fazem da palavra um verdadeiro elo entre corações.

Sair da versão mobile