Notibras

Réquiem para o nazifascista J. R. Guzzo

Morreu o indivíduo J. R. Guzzo, que ganhava a vida (e que vida…) como jornalista. Durante três décadas foi capataz dos mafiosos Civita na revista Veja.

Recordo-me do saudoso Saulo Ramos, dos maiores advogados de nossa história, ao vê-lo adentrar o restaurante Paddock: “Olha a cara desse ordinário. É a mais perfeita comprovação de que Lombroso estava certo!”

Apesar de ser um assalariado, de família pobre, seu nome apareceu na célebre lista da Panamá Paper’s, divulgada em 2016 por consórcio internacional de jornalistas investigativos. O lombrosiano era beneficiário de uma off-shore, a Henshall Group S.A. Uma fortuna em dólares repousava naquele paraíso fiscal. Era dinheiro sujo. Sujo como Guzzo. Ao atacar violentamente o ministro Gilmar Mendes, o fascista recebe memorável carta: “Você diz que eu represento o atraso. O que dizer de você, GUZZO, que aparece nos PANAMA PAPERS sem qualquer explicação? Por que você mandou dinheiro para o exterior de forma irregular? Qual a razão? O que você vendeu? Terrenos, casas? Ou artigos e reportagens? Por que escondeu dinheiro nos PANAMA PAPERS?” Na mosca!

O salafrário caluniou a jurista Carol Proner, mulher de Chico Buarque, e foi condenado a quatro meses de prisão, pagamento de 23 salários mínimos e indenização por danos morais de R$ 10 mil.

Para encerrar o lodoso necrológio: sua mulher morreu na fazenda de poderoso banqueiro, onde o casal desfrutava de farta boca-livre. No momento do embarque da defunta, o lombrosiano (como o motorneiro da bela canção de Milton e Brant) pede “um minuto” ao piloto (meu amigo que relatou-me o fato), corre até a mansão e volta feliz com cesta de doces, frutas, queijos e outras iguarias presenteadas pela esposa do banqueiro e que ele havia esquecido. Melhor retrato para uma pústula impossível.

Os nove círculos do Inferno na obra monumental de Dante são: Limbo, Luxúria, Gula, Avareza, Ira, Heresia, Violência, Fraude e Traição. Cada círculo representa um pecado. José Roberto Dias Guzzo, começou hoje sua merecida passagem por cada um deles.

A raça humana ficou um pouco melhor. Que a terra lhe seja pesada.

………..

Ruy Nogueira é publicitário

Sair da versão mobile