Notibras

Rio terá Câmeras inteligentes para identificar carros roubados

A cidade será a primeira do estado a implantar câmeras do modelo OCR, que têm uma tecnologia que lê placas e emite alertas quando o veículo está sendo procurado. Os 13 primeiros equipamentos foram comprados por R$ 6,6 milhões pela Prefeitura do Rio com dinheiro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e câmeras já começam a ser instaladas esta semana. Mas o projeto é mais amplo. A expectativa é que outras 150 câmeras sejam adquiridas só pelo governo estadual.

“É uma tecnologia de ponta, que vai ajudar a reduzir índices de criminalidade, como roubos de veículos. Mas a atuação poderá ser estendida ao monitoramento, por exemplo, de caminhões que trafegam irregularmente em vias expressas”, explicou o secretário municipal da Casa Civil, Guilherme Schleder.

Para colocar cada OCR funcionando, é necessário uma semana de trabalho. Por isso, até a Copa, a previsão é que apenas cinco câmeras estejam em operação. O sistema conta com um sensor infravermelho. Quando um carro, caminhão ou moto passam por um local que tem o equipamento, é feito o reconhecimento óptico de caracteres. A leitura da placa é tão detalhada que avisa, inclusive, se ela foi alterada e também qual é a cor do veículo.

Cada imagem capturada será passada em tempo real para os centros de Operações do Rio, que é da prefeitura, e o Integrado de Comando e Controle, do estado. “Mas é possível também você programar o sistema com uma determinada placa. Então, quando ela é lida pelo sensor, soa um alerta que avisa para a polícia onde passou”, afirmou Schleder. De acordo com o secretário, apesar de toda a eficiência do equipamento, ele não será usado para multas de trânsito, nem para denunciar atraso do IPVA.

Sair da versão mobile