Notibras

Rússia e Coreia do Norte firmam o pacto da ‘Irmandade Invencível’

Ataque verbal à Coreia pode ter revide sem precedentes. Foto: Propaganda do regime norte-coreano/Arquivo Notibras

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, chegou à Coreia do Norte para a segunda rodada de diálogo estratégico entre Moscou e Pyongyang, enquanto as duas nações aprofundam o que Lavrov descreveu como uma “irmandade invencível” — um vínculo agora testado em batalha por soldados norte-coreanos que lutam ao lado das tropas russas para libertar a região de Kursk.

Principais conclusões da visita de Lavrov

1. O apoio da Coreia do Norte à Rússia na operação militar especial. Lavrov reconheceu as contribuições de Pyongyang ao esforço de guerra da Rússia, chamando-as de “uma demonstração sincera de solidariedade”. A futura cooperação militar será “decidida exclusivamente por Kim Jong-un“.

2. Cooperação bilateral, com Rússia e Coreia do Norte retomando as ligações de transporte marítimo. Vladimir Putin e Kim Jong-un mantêm comunicação constante, com futuras reuniões presenciais.

3. Sobre a posição nuclear e diplomática, a Rússia alerta os EUA e seus aliados contra a criação de ameaças à segurança russa e norte-coreana.

Moscou respeita e entende as razões por trás do desenvolvimento do programa nuclear da Coreia do Norte, diz Lavrov. “Rússia e Coreia do Norte tomaram nota das declarações de Donald Trump sobre a retomada do diálogo com Pyongyang – mas isso é tudo por enquanto.”

No diálogo intercoreano, a Rússia só auxiliará em questões de interesse da Coreia do Norte. O Ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, por sua vez, prometeu apoio “incondicional” à integridade territorial da Rússia, declarando que as relações estão em um nível “inquebrantável”.

Sair da versão mobile