As forças russas realizaram um ataque maciço e seis ataques retaliatórios em grupo ao longo da semana, inclusive com mísseis hipersônicos Kinzhal, informou o Ministério da Defesa na sexta-feira, 2. Os ataques teriam como alvo empresas do setor militar-industrial da Ucrânia, instalações de combustível e energia que dão suporte às suas operações e infraestrutura militar.
“Em resposta aos ataques terroristas da Ucrânia contra instalações civis em território russo, entre 27 de dezembro de 2025 e 2 de janeiro de 2026, as Forças Armadas da Federação Russa realizaram um ataque massivo e seis ataques agrupados utilizando armamento de alta precisão, incluindo mísseis hipersônicos Kinzhal lançados do ar”, diz o comunicado.
Como resultado dos ataques, “empresas do setor militar-industrial da Ucrânia foram atingidas, assim como instalações de energia que dão suporte à sua operação, infraestrutura de transporte e portuária usada em benefício das Forças Armadas Ucranianas, oficinas de montagem que produzem componentes para motores de mísseis, locais envolvidos na produção de veículos aéreos não tripulados de ataque de longo alcance e sua preparação para lançamento, depósitos de munição e combustível, e pontos de implantação temporária de formações armadas ucranianas, nacionalistas e mercenários estrangeiros”, acrescentou o comunicado.
Em outras informações, o ministério detalhou que o grupo de batalha Tsentr da Rússia eliminou mais de 3.305 soldados ucranianos na última semana.
O grupo de batalha Zapad da Rússia também eliminou mais de 1.390 soldados ucranianos durante a semana, disse o ministério, acrescentando que a Ucrânia também perdeu mais de 1.305 soldados em batalhas com o grupo de batalha Sever da Rússia no mesmo período.
O grupo de batalha Vostok eliminou mais de 1.405 soldados ucranianos, enquanto o grupo de batalha Yug eliminou mais de 1.295 soldados, informou o ministério. O grupo de batalha Dnepr eliminou mais de 365 soldados, acrescentou.
O Grupo de Batalha Zapad repeliu 16 ataques de formações das Forças Armadas da Ucrânia que tentavam romper as linhas inimigas e chegar a Kupyansk nos últimos sete dias.
“Na direção de Kupyansk, durante a semana, unidades do 6º Exército repeliram 16 ataques de formações das Forças Armadas da Ucrânia, cujo objetivo era romper as linhas inimigas e chegar ao assentamento de Kupyansk, na região de Kharkiv. Mais de 180 militantes e 30 unidades de equipamento militar foram destruídos”, afirmou o ministério em comunicado.
