Notibras

Saúde elabora plano especial para enfrentar as superbactérias

A Secretaria de Saúde vai lançar um plano de enfrentamento à resistência bacteriana, na tentativa de frear a disseminação de bactérias multirresistentes, ou superbactérias, nas unidades de saúde. Só este ano foram registradas 84 infecções por bactérias multirresistentes na rede de saúde pública.

Esses números são “parciais” e não representam a realidade dos hospitais, admite a própria Secretaria em relatório apresentado nesta sexta-feira 5. O documento informa 33 contaminações por Klebsiella pneumoniae multirresistente (KPC), 14 por Acinetobacter baumanii, 17 por Pseudomonas aeruginosa, 11 por Serratia sp e 3 por Staphyllococus aureus, além de seis infecções por bactérias multirresistentes de outras categorias, menos “famosas”.

Os números se referem apenas aos leitos adultos de UTI e não levam em conta os casos registrados em hospitais de Taguatinga, Santa Maria e Guará e na UPA de Sobradinho desde a última semana. Os pacientes colonizados – que não têm a bactéria na corrente sanguínea e, por isso, não sofrem com os sintomas de infecção – também não foram considerados neste levantamento.

Gestores do DF se reuniram nesta sexta com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para estabelecer os detalhes do documento, que deve ser apresentado na próxima semana.

Sair da versão mobile