Notibras

Se passamos o que passamos, é porque há pedras até o Nirvana

Já parou para pensar que está presa em uma gaiola, onde não importa o que faça, permanecerá sempre no mesmo espaço? Que, embora tenha a ilusão de estar livre para tomar suas decisões, na verdade segue um script com o qual nem sempre concorda? E que só o cumpre por não ver outro caminho… e quando algum outro aparece, na verdade não é por escolha sua… é falta de opção…

Desde que nascemos seguimos uma trajetória que, embora a primeira vista nos pareça ter várias opções, não é isso o que ocorre na prática. Somos conduzidas por caminhos onde somos direcionadas para determinado destino… embora este direcionamento venha travestido de “escolha”…

Certo, passamos por várias experiências e até tentamos fugir de algum caminho que sabemos de antemão que nos levará ao Precipício. Mas nem sempre essa decisão cabe a nós. Na maioria das vezes passamos por provações que sabemos desde o início que nos serão negativas, porém não temos outra alternativa senão segui-las. Não por nossa escolha, mas sim por falta de opção…

Muitas vezes enfrentamos situações tais que sabemos qual será o desfecho, se não conseguirmos nos safar destas. A depressão é uma das várias consequências que poderemos enfrentar. Sim, seremos afetadas psicologicamente pela situação e ainda assim, mesmo conscientes do quanto tal nos é prejudicial, não temos como escapar dessa… são muitos os motivos que nos arrastam para a escuridão, por mais que lutemos contra…

Não parece fazer muito sentido, não é mesmo? Mas é assim que a vida funciona. Se todos trouxessem estampado em sua face qual momento estavam atravessando, nos surpreenderíamos ao descobrir quantos dramas estão se desenrolando ao nosso lado. Alguns, simples de resolver. A maioria, simplesmente uma tragédia grega, onde seus atores se sentem perdidos nos domínios de Hades… sim, o Inferno é aqui…

Estamos sempre atravessando crises, de todos os tipos. Tem aquelas pessoais, onde cada um recebe sua carga de sofrimento, devendo seguir em frente e tentar absorver, na medida do possível, todo peso do que lhe foi destinado. Sem que isso afete os que circulam ao seu lado. E jamais demonstrar a dimensão real do problema que está enfrentando…

Além da crise pessoal existe também a coletiva. Aí todo um grupo sofre as consequências de algo além de sua compreensão… não que a gente consiga compreender uma tragédia pessoal, mas nesse caso temos como tentar mitigar seus efeitos em nossa vida… tal não acontece quando todo um grupo é atingido por algum infortúnio…

Mas… espera aí… eu não havia dito que cada pessoa é um Universo em separado dos outros? Se tal é real, como pode haver uma crise coletiva? Elementar, meu caro Watson… quando estamos em um grupo social, na verdade estamos dando vida a um novo ser, que é a junção de todas aquelas pessoas reunidas em torno de uma ideia…

Opa… mas a crise não atinge apenas um grupo social… que de acordo com o MEU ponto de vista é um ser vivo e pensante… que está inserido em seu próprio Universo… porém a tal crise não afeta apenas ele, mas sim todos os grupos que existam em determinado espaço…

No final, é a mesma coisa… a reunião de todos os grupos termina por gerar um novo ser… lembre-se de que o micro e o macrocosmo partilham muitas semelhanças…

O que ocorre é que os dramas pessoais são necessários para moldar a estrutura do Ser Supremo, que é a união de todos os seres em torno de um objetivo comum… mas esse objetivo só é visível quando o Golias está completamente formado, com todos os seus membros dispostos onde devem estar. E então, com sua identidade reconhecida, este lutará por seus objetivos, que nada tem em comum com suas células primárias…

Sim é isso mesmo que estou dizendo… quando todas as pessoas, independentemente de suas convicções pessoais, lutam por “sua pátria”, na verdade estão seguindo o instinto do Ser Supremo daquele grupo. Pois todos são parte integrante dele. Que pode ou não estar querelando com outro Ser Supremo, união de outros grupos de indivíduos… na verdade, é isso que torna possível a criação de Países, o conceito de Nações…

Pense bem… nem sempre você concorda com as ideias dos dirigentes de sua comunidade. Mas se dizem que ela pode estar em perigo, você não pensa duas vezes em defendê-la do que quer que seja… você age como os anticorpos que correm em seu sangue, defendendo seu corpo dos inimigos que porventura tentam te destruir… de certa forma, você é o glóbulo branco que vai tentar limpar o caminho de seu corpo invisível. Alguns cairão durante a batalha, mas não é isso o que acontece com os leucócitos? Dão sua vida para que o sistema continue a funcionar normalmente…

Sim… estamos presos em nosso próprio Universo, ao mesmo tempo que estamos presos em um Universo maior, que não podemos visualizar… seguimos aquilo que chamamos de “instinto”, mas na verdade fazemos o que fomos programados para fazer. E cada um de nós tem sua função… e nem sempre conseguimos escapar desta, pois não nos é dada a opção de recusar o caminho que nos foi designado…

E assim seguimos em frente, nem sempre entendendo o que se passa a nossa volta, quase nunca compreendendo o porquê de nossos dramas pessoais… mas seguimos nosso caminho, na esperança de, ao terminarmos nossa jornada, sermos recompensados ao chegar no Nirvana, onde a Dor e o Sofrimento não têm morada…

Sair da versão mobile