Notibras

‘Som da Maldição’ ronda trombeta de Tutancâmon

Uma variedade considerável de artefatos egípcios antigos da tumba do lendário rei Tutancâmon, que agora estão em exibição na Galeria Saatchi, em Londres, inclui um certo objeto que, segundo o boato, pode causar um infortúnio terrível.

Trata-se de uma trombeta militar de prata, descoberta junto com a de bronze,  na tumba do faraó pelo arqueólogo Howard Carter. A lenda diz que as trombetas possuem algum tipo de capacidade sobrenatural de instigar conflitos.

Sobre isso, os místicos lembram que quando uma equipe do Museu Egípcio, no Cairo, fez soar um dos instrumentos musicais, “uma revolução estourou” cerca de uma semana depois.

Pelo menos dois outros conflitos armados violentos, a Guerra árabe-israelense de 1967 e Guerra do Golfo, em 1991, também teriam sido precedidas por alguém tentando tocar  os instrumentos.

O esforço bem-sucedido da BBC para gravar o som emitido pela trombeta em 1939 também foi marcado pelo que poderia ser interpretado como um presságio assustador quando o museu no Cairo mergulhou na escuridão enquanto a cidade sofria um apagão repentino.

O curador da exposição, Tarek el-Awady, insiste, porém, que os visitantes não devem se sentir ameaçados por maldições antigas. “Estamos aqui apenas para mostrar a magia e a beleza de Tutancâmon e pronunciar o seu nome”, explicou.

Sair da versão mobile