Notibras

Tentativa de Vonn de medalha de ouro esbarra em grave acidente

A tentativa da esquiadora americana Lindsey Vonn de conquistar o ouro olímpico no downhill com um ligamento cruzado anterior rompido durou menos de 20 segundos neste domingo, quando a grande atleta americana sofreu uma queda horrível logo no início da prova.

Vonn, de 41 anos, cuja luta para chegar à linha de partida apesar da lesão no joelho dominou os primeiros dias dos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, viu sua improvável tentativa terminar em agonia.

Ela pareceu bater com o ombro no quarto portão e perdeu o controle, saindo da pista em alta velocidade antes de parar em um monte de destroços.

Vonn pôde ser ouvida gritando na transmissão televisiva enquanto fãs e colegas de equipe ofegavam horrorizados, antes que um silêncio consternado tomasse conta da área de chegada, na parte inferior do percurso da Olimpia delle Tofane.

Ela estava cercada por vários médicos e oficiais antes da chegada de um helicóptero amarelo, que a retirou da pista em uma maca laranja.

O helicóptero levou Vonn para o Hospital Codivilla Putti, em Cortina, para uma avaliação médica.

A colega de equipe Breezy Johnson, campeã mundial que havia feito o melhor tempo, cobriu os olhos e desviou o olhar quando o helicóptero foi chamado.

Ao decolar em direção a Cortina, os espectadores aplaudiram.

Vonn, campeã de downhill em 2010, esperava se tornar a medalhista olímpica mais velha do esqui alpino depois de vencer duas provas da Copa do Mundo este ano.

Sair da versão mobile