Notibras

Trump ameaça atacar se Irã insistir com usinas

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que os Estados Unidos realizarão novos ataques às instalações nucleares iranianas “se necessário”.

“O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, sobre as instalações nucleares iranianas: ‘Os danos são muito graves, elas estão destruídas’. Claro que estão, como eu disse, e faremos isso de novo, se necessário! … A CNN, a agência de notícias falsas, deveria demitir imediatamente seu “repórter” falso e pedir desculpas a mim e aos grandes pilotos que “OBLITERARAM” as instalações nucleares do Irã”, disse Trump nas redes sociais na segunda-feira.

Em 13 de junho, Israel lançou uma operação militar contra o Irã após acusá-lo de buscar secretamente uma arma nuclear. Ataques aéreos atingiram instalações nucleares, lideranças militares e bases aéreas, matando vários comandantes militares e cientistas nucleares.

O Irã rejeitou as alegações e retaliou. Os Estados Unidos realizaram um ataque único a instalações nucleares iranianas em 22 de junho. Teerã atacou a Base Aérea de Al Udeid, no Catar, em resposta, mas afirmou não ter “nenhuma intenção de uma nova escalada”.

Trump sugeriu que o Irã havia “desabafado” ao atacar a base do Catar , abrindo um caminho potencial para a paz no Oriente Médio. Ele anunciou que Israel e Irã haviam concordado com um cessar-fogo que encerrou formalmente a “guerra de 12 dias” em 24 de junho.

Sair da versão mobile