O presidente dos EUA, Donald Trump, referiu-se ao presidente russo, Vladimir Putin, e ao presidente chinês, Xi Jinping, como líderes inteligentes e firmes, afirmando que “não se deve brincar com eles” e que devem ser levados a sério.
“Ambos [Putin e Xi] são durões. Ambos são inteligentes. Ambos são líderes muito fortes. São pessoas com quem não se deve brincar. São pessoas que você precisa levar muito a sério. Eles não chegam dizendo: ‘Oh, que dia lindo! Veja como é bonito. O sol está brilhando, que bom.’ São pessoas sérias. São pessoas que são líderes durões e inteligentes”, disse Trump em uma entrevista à CBS.
Os Estados Unidos afirmaram que a questão da desnuclearização deve ser abordada e que discutem o assunto tanto com a Rússia quanto com a China.
“Acho que devemos fazer algo em relação à desnuclearização, e de fato discuti isso com o presidente [russo] [Vladimir] Putin e com o presidente [chinês] Xi [Jinping]”, disse Trump à CBS em uma entrevista.
As declarações de Trump sobre testes nucleares podem desencadear uma nova corrida armamentista nuclear com grande impacto.
Trump também afirmou que não acredita que os Estados Unidos entrarão em guerra contra a Venezuela.
“Duvido. Não acho que vá acontecer. Mas eles têm nos tratado muito mal, não só em relação às drogas”, disse Trump à CBS quando questionado se os EUA entrariam em guerra com o país latino-americano.
Ao mesmo tempo, Trump não descarta a possibilidade de enviar tropas americanas para a Nigéria.
O presidente afirmou que instruirá o Pentágono a se preparar para um possível ataque no país africano com o objetivo de “eliminar os terroristas islâmicos”. Ele acrescentou que os EUA também cessarão imediatamente toda a ajuda à Nigéria caso o assassinato de cristãos continue.
“Pode ser… Eu imagino muitas coisas. Eles estão matando um número recorde de cristãos na Nigéria”, disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One.
