E mais um dia lindo e maravilhoso despontou no horizonte. Os raios brilhantes do Sol iluminaram algumas nuvens desavisadas que pairavam no firmamento, nos oferecendo um espetáculo sem igual… a noite, pouco a pouco foi se despedindo no céu, nos prometendo retornar mais tarde, quando o Astro Rei concluir sua jornada diária…
A floresta volta a sua atividade normal, com os pássaros fazendo sua algazarra costumeira… borboletas esvoaçando de um lado para o outro, dançando no céu de maneira deslumbrante… um ballett simplesmente hipnotizador, do qual não conseguimos desviar os olhos…
A cigarra avisando a todos que chegou… mas bate suas asas quando percebe que uma coluna de formigas se aproxima… não há perigo iminente, mas precaução e caldo de galinha…
Um grilo pula por entre as flores, logo ao lado um gafanhoto passeia calmamente entre o caule das flores, como que escolhendo o cardápio do dia… dali a alguns instantes com certeza se banqueteará com suas folhas favoritas…
As abelhas e os beija flores disputam as belas do jardim. Cada um, à sua maneira, acaricia as lindas damas… e, no entanto…
O maior dos males da humanidade, com certeza, é a cobiça. Tudo aquilo que não nos pertence, mas que acreditamos ter valor, desperta nosso interesse. E se tivermos o poder de manipular a opinião à nossa volta, se pudermos convencer aqueles que gravitam à nossa volta a nos apoiarem em nossa empreitada, onde nada de bom realizaremos, a não ser o nosso desejo de possuir aquilo que não nos pertence, bem… com certeza o faremos…
No século XVI viveu um astrólogo e médico francês… Michel de Nostredame, onde fez previsões que se realizariam no futuro, dizia ele. Seu livro, “Les Prophéties”, publicado em 1555, trazia essas profecias em forma de versos… como todo material místico, em uma linguagem indecifrável para os meros mortais…
Logicamente que não podemos afirmar que suas previsões se concretizaram ao longo de nossa história, mas também não podemos dizer que não… afinal, como entender uma linguagem truncada, onde mais que ler seus versos, há a necessidade de uma mente transcendental, que possa traduzir para a língua dos pobres mortais tudo aquilo que se projetou em sua mente? Não é uma tarefa fácil…
De qualquer forma, o mundo está em ebulição. Não que isso seja novidade. Afinal, desde os primórdios da civilização estamos sempre em conflito com alguém. Como eu disse, a cobiça é o motor que impulsiona alguns líderes de determinado grupo a tentarem (e muitas vezes conseguirem) dominar e roubar aqueles que consideram mais fracos e que possuem alguma coisa que lhes interessa…
No fim das contas, qual a diferença REAL entre o chefe de um bando de criminosos e um chefe de Estado que resolve invadir outro País com o qual não tem nenhum tipo de declaração de guerra, mas que tem riquezas que este cobiça para si? Na minha opinião, nenhum…
A não muito tempo um certo líder, de certa nação, levantou a hipótese de anexar ao seu país outro Estado independente, pois segundo ele, tal território deveria pertencer a este por direito. Bem, o povo em questão o repeliu como repelimos qualquer coisa que consideramos daninha. Ao menos por ora, tal personagem deixou aquele povo em paz… e se voltou contra outro, desta vez com mais voracidade…
Esse segundo país não tinha nenhum tipo de conflito com a mencionada nação. Mas, como o lobo da fábula do rio, que atacou o cordeiro simplesmente porque era mais forte, independentemente de estar ou não com a razão, esse líder simplesmente sequestrou o mandatário da nação que tem os bens que lhe interessam. Suas justificativas foram rasas, pois na verdade, considera-se o dono do mundo e por tal motivo não precisa se explicar para ninguém. Afinal, alguém que sugeriu a algum tempo atrás exterminar toda uma população para, no lugar em que estes moravam, criar um resort de alto luxo para uma casta privilegiada… e tem apoio suficiente para cometer não só essa barbaridade como muitas outras mais… por que necessitaria explicar-se para o mundo, se tem apoio suficiente de pessoas dispostas a dar sua vida para a realização do sonho megalomaníaco deste? Sim, tem apoiadores… na cabecinha destes, tal figura foi ungida por uma divindade superior e realiza os desejos de uma força suprema…
E nesse momento me pego pensando… o que leva uma pessoa a desejar o mal de seu semelhante, tomando-lhe tudo e condenando toda uma população a viver em conflito, defendendo deuses de pés de barro? Afinal, mesmo que ele consiga seu intento e tome posse das riquezas que não lhe pertencem, um dia irá morrer. E tudo aquilo que usurpou ficará aqui, sem beneficiar ninguém…
Para vivermos em paz, não só com as pessoas que fazem parte de nosso universo, mas também com nosso íntimo, não precisamos de muito. A cobiça, na verdade, não nos é benfazeja em nenhuma hipótese. Tudo bem, ao usarmos a força para dominarmos as outras pessoas, passamos a ser temidos. Respeitados? Dificilmente. O respeito não se impõe, se conquista. Com nossas ações em prol de nossa comunidade…
Dito isso, tudo o que precisamos em nossa vida é o Amor, como dizia uma velha canção dos Beatles… sim, quando entendemos que tudo o que precisamos é amar, sem reservas, as pessoas à nossa volta… bem… estamos no caminho certo para aprendermos a viver sem medo, confiantes na vida…
Oxalá um dia as pessoas entendam que o mundo não pertence a ninguém e pertence a todos. Quando entendermos, de verdade, que os recursos que o mundo nos oferece são para todos e não apenas para alguns privilegiados, então finalmente estaremos vivendo no Paraíso na Terra…
