Notibras

Um conceito deturpado que deixa a gente meio confuso

O que vem a ser, afinal, “Fidelidade”? Palavra muito em voga nos últimos tempos, nem sempre usada em seu sentido literal. Pois conceitos costumam ser deturpados e acabamos por usá-los da maneira que nos é mais conveniente…

Fidelitas, ou fidelitate, palavra latina que originou o termo que usamos nos dias de hoje, identifica aquele que conserva, mantém ou preserva suas características originais ou se mantém fiel às suas referências…

Falando assim fica meio confuso, não é mesmo? Afinal, sentimentos não podem ser descritos por palavras. Ou as sentimos em nosso âmago ou elas simplesmente não nos dizem nada. Apesar de dizermos que a palavra tem poder, tal só é real quando reconhecemos a mesma como algo mágico, capaz de modificar a realidade a nossa volta. Mas não se engane… essa modificação acontece apenas a nível pessoal… não afetará outros atores além daquele que criou a aura mágica em questão…

A palavra “Fidelidade” é usada sem parcimônia em frases completamente sem sentido. E em determinadas situações exigimos daqueles que se encontram ao nosso redor que sejam fiéis a nós, e em contrapartida devolveremos a gentileza, sendo fiéis a esses amigos devotados…

É como se, de repente, usássemos tal sentimento como moeda de troca… bem, na verdade, a usamos, mesmo. Para sermos fiéis a alguma ideia que não é nossa, pedimos que tal gentileza nos seja devolvida em algum projeto de nosso interesse…

A Fidelidade só é possível se houver outro sentimento aliado a esta. E esse sentimento é a Confiança. E por quê? Simples… ser fiel significa simplesmente ser leal a alguém ou a alguma coisa. Ou seja, seguir uma ideia na qual você acredita piamente… notou que, de repente, citei mais três sentimentos ligados ao termo “Fidelidade”. Porque todos os termos que usamos, sejam positivos ou negativos, não existem sozinhos. Sempre tem algum outro que ampliará seu significado original…

Na realidade, nenhuma palavra tem apenas um sentido, mesmo que isso pareça, a primeira vista, um absurdo. Todas elas têm várias interpretações, dependendo unicamente de como a frase é formulada. Piamente, por exemplo… embora esteja ligada fortemente a religião, ela pode significar, dependendo do contexto, sentimentos como preservação (sim, também é um sentimento), conservação e invariância…

Uma pessoa fiel é aquela ligada aos seus princípios. Ela procura não se desencaminhar de sua estrada, seguindo sempre em frente. E jamais questiona aquele que colocou a roda da vida em movimento…

Quando você é fiel a uma ideia, um conceito, nada nem ninguém tem o poder de demovê-lo daquilo que você definiu como sua prioridade. Claro que nem sempre é fácil. Se porventura o líder que segue tomar alguma atitude que você considere errado, ofensivo, pode haver uma quebra da Confiança, e com esta, a fidelidade será colocada em questão… pode até mesmo ser apagada da relação, se não houver uma explicação que realmente explique o ocorrido…

Só para encerrar… o termo Fidelidade também é usado, equivocadamente, nas relações pessoais dos casais. É subentendido que, a partir do momento que duas pessoas trocam votos e passam a morar juntas, uma será fiel à outra, honrando seu juramento perante seja lá quem for. É a Confiança que está a todo vapor nessa relação. Que pode, de um momento para o outro ser quebrada e as duas partes se separarem. Mas essa já é uma outra história…

Sair da versão mobile