Notibras

UnB avalia emprego de bicicleta compartilhada no campus central

Como os cidadãos do Distrito Federal se deslocam pela cidade atualmente preocupa GDF, Universidade de Brasília, representantes do terceiro setor, alunos e ex-alunos da UnB. Em debate realizado no auditório da Reitoria, esses grupos expuseram dados e opiniões sobre a situação da mobilidade urbana na capital.

O decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, reconheceu a importância do debate tanto para a Universidade quanto para formadores de políticas públicas. Para o reitor Ivan Camargo, trazer o projeto de compartilhamento de bicicletas existente no Distrito Federal para o campus Darcy Ribeiro facilitaria o deslocamento dos estudantes.

Em 2007, o campus Darcy Ribeiro foi laboratório para o projeto de bicicletas comunitárias Bicicleta Livre. Entretanto, a iniciativa enfrentou dificuldades para continuar ativa e foi suspensa. “O maior desafio foi a manutenção”, afirmou Caio Moura Vieira, representante do projeto.

De acordo com os representantes do Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE), Gabriel Bertone e Lucas Correa, a atual gestão consultou a comunidade acadêmica sobre a viabilidade da implantação do projeto de compartilhamento de bicicletas no campus Darcy Ribeiro. “Andar de bicicleta é um ato, uma cultura. Nós encomendamos  estudo de demanda à empresa júnior de Economia (Econsult). Isso foi o passo inicial para o contato com a empresa responsável pelas bicicletas e com a Secretaria de Mobilidade do GDF”, explicou Lucas.

O estudo encomendado pelo Bicicleta Livre e pelo DCE aponta que 92% das pessoas consultadas escolheriam se deslocar de bicicleta no campus se o projeto de compartilhamento existisse. Dos 8% que se recusariam a pedalar aproximadante 24% não o fariam por não saber andar de bicicleta. O estudo consultou a opinião de estudantes, professores e técnicos da Universidade.

A partir dessa pesquisa, a intenção é que sejam instaladas estações de compartilhamento de bicicletas na Biblioteca Central, na Casa do Estudante Universitário (CEU) e nos três Módulos de Apoio e Serviço Comunitário (MASC) do campus Darcy Ribeiro.

Da Redação com Alexandre Bastos, Agência UnB

Sair da versão mobile