Notibras

Viagem no tempo sai da ficção para a realidade

A viagem no tempo pode realmente ser possível na vida real, sugeriu o físico Barak Shoshany, da Universidade Brock do Canadá, em um artigo para The Conversation . No entanto, há uma pequena reviravolta.

Em primeiro lugar, há uma questão prosaica: para criar uma máquina do tempo, seria preciso muita matéria exótica – matéria com energia negativa. Toda a matéria na Terra tem energia positiva e, embora a mecânica quântica sugira que a matéria exótica possa, em teoria, ser criada, seria em quantidades muito pequena e por períodos de tempo muito curtos.

Em segundo lugar, de acordo com Shoshany, a viagem no tempo poderia escapar das páginas da ficção científica, mas apenas quando linhas de tempo paralelas estão envolvidas. Isso se deve ao paradoxo do tempo, ou paradoxo da consistência.

Em filmes e livros, os viajantes do tempo são avisados ​​para não interagir com seus seus passados ​​ou fazer quaisquer mudanças dramáticas na história – porque se, por exemplo, eles matarem seu próprio avô por algum motivo, isso logicamente os impediria de nascer, quanto mais viajar no tempo.

Esses paradoxos apontam para a impossibilidade de viajar no tempo. Mas se existissem linhas de tempo paralelas, permitindo que um viajante do tempo saltasse para uma história alternativa levando a um presente alternativo, então não haveria paradoxo.

Shoshany argumenta que isso significa que a viagem no tempo pode ser possível se nosso universo permitir que várias histórias coexistam de alguma forma. Essa é uma questão para todo um outro estudo, que o físico já está realizando com a ajuda de seus alunos.

“Meus alunos e eu estamos trabalhando atualmente para encontrar uma teoria concreta de viagem no tempo com múltiplas histórias que seja totalmente compatível com a relatividade geral. É claro que, mesmo se conseguirmos encontrar tal teoria, isso não seria suficiente para provar que a viagem no tempo é possível, mas pelo menos significaria que a viagem no tempo não é descartada por paradoxos de consistência”, disse Shoshany em seu artigo.

Ele observou que a mecânica quântica implica a possibilidade do que alguns chamam de “multiverso”. Um exemplo bem conhecido é o paradoxo do Gato de Schrödinger. Em uma linha do tempo o gato na caixa morre, enquanto em outra paralela ele sobrevive. Então, parece que se nosso universo pode realmente lidar com várias histórias, podemos realmente viajar no tempo – mesmo que ainda sejamos mais espectadores do que atores, já que nada pode ser mudado.

Sair da versão mobile