Notibras

Viver em Sociedade não é simples, nem fácil

Viver em Sociedade não é simples, nem fácil. Há uma série de normas não escritas que devem ser seguidas, para que o fluxo siga de forma harmoniosa. Essas normas existem desde que a Humanidade resolveu que se ficasse unida a vida se tornaria mais simples. E foi criando, de acordo com as necessidades do momento, alguns pilares que sustentariam essa nova forma de viver…

Sem dúvida, o primeiro grande passo da Humanidade foi criar o conceito de Sociedade. Claro, a maioria dos animais seguem essa regra. Afinal, o que é um rebanho de qualquer espécie animal, senão um grupo social, onde a hierarquia impera, tendo um líder no comando e várias tarefas distribuídas entre os membros? Como para nós, humanos, nenhuma regra é escrita, porém todos a seguem religiosamente para o bem de toda a comunidade…

Entre os vários pilares que possibilitam a vida em grupo um dos mais importantes é, indubitavelmente, o respeito. Não que os outros sejam menos que este. Todos têm sua função em nosso convívio. Mas nesse momento é esse pilar que desejo abordar…

Como nossa sociedade vem do latim, é lá que encontramos a origem dessa palavra… o que ela significa em sua essência. O particípio passado do verbo “respicere” é que dá origem a ela. “Respicere”, em sua origem, significa “olhar outra vez”. “Re” – “de novo” e “specere” – “olhar”. A junção dessas duas palavras deu origem a “respeito”, que em sua origem significava dar valor e reconhecimento a algo que teria sido feito. Claro que com o correr do tempo os significados foram se ampliando… é a evolução…

O Respeito pode oscilar entre a mera consideração do suposto interesse próprio e das peculiaridades da pessoa respeitada até a admiração. Ou seja, entre uma e outra definição há uma vasta gama de sentimentos que, no final, tem o mesmo significado…

O Respeito não é imposto. É conquistado. É através de suas ações, da coerência em sua forma de viver, de agir, que poderá receber da parte das pessoas que gravitam ao seu redor essa deferência. Sim, pois o Respeito, como eu disse, não é imposto… é conquistado. Não há outra forma de obtê-lo…

Por ser um conceito abstrato, o Respeito é aplicado em várias situações. Sempre regendo a vida em sociedade. Por menor que seja o grupo em questão, se não houver respeito entre as partes, será praticamente impossível essa interação. Porque junto com ele vem outro pilar da Sociedade, que é a Confiança. Mas sobre esse, falarei em outro momento…

Entre os vários conceitos para esse sentimento, podemos citar a obediência e a submissão às normas que regem determinado grupo. Sem satisfazer essas duas condições, não há como um bom convívio ser possível entre os membros, visto que cada pessoa tem uma visão diferente do Mundo. Se a pessoa não estiver disposta a obedecer às normas impostas a todos, se ela não se submeter às regras do grupo, a Anarquia será instalada e em pouco tempo todo o grupo implodirá…

Valorizar as diferenças, respeitando o modo de pensar de cada pessoa, lembrando que não há dois indivíduos seguindo a mesma ideia, aceitar que cada um tem seu estilo de vida, sua maneira de ver o mundo, sem discriminar ou ofender ninguém é outra forma de manter a unidade de qualquer grupo….

A empatia, a consideração pelo outro, independente de suas crenças, gênero, etnia ou condição social demonstra que você respeita seu próximo, criando assim um ambiente harmonioso, onde todos podem se expressar livremente, cientes de que todos tem os mesmos direitos… e deveres… ante o grupo como unidade…

Claro que há muitas definições dessa palavrinha tão simples, tão pequenina…. Mas cujos conceitos são aplicáveis a todo momento em nossa vida, tanto social quanto pessoal ou profissional. Ela é, sem dúvida, um dos pilares que, se forem minados, derrubam toda a muralha construída para proteger os grupos sociais… porque, sem o Respeito é impossível os grupos conviverem pacificamente…

Ah, sim… ser respeitado não é o mesmo que ser probo. Ser respeitado significa, simplesmente, que seus méritos são reconhecidos por sua comunidade. Simples assim. Afinal, existem grupos, associações, em todos os extratos sociais. E não pense você que uma pessoa que age à margem da Lei não tem que respeitar certas normas… se não houver ordem, mesmo entre o Caos, não haverá unidade nos modus operandi que possibilitem a existência do Grupo. Que, como eu já disse certa vez, é um ser vivo pensante, através das ações de seus integrantes. O que isso quer dizer? Que, não importa em qual grupo você está inserido, se não houver respeito entre os integrantes deste, ele estará fadado a simplesmente fenecer. Porque o Respeito é a base de tudo o que se encontra à nossa volta. E sem este simplesmente não há vida em Sociedade, qualquer que seja ela…

Sair da versão mobile