Numa manhã de julho de 2025, Leonardo Gonçalves gravou um vídeo para explicar por que havia sumido. Durante 22 anos ele foi um dos cantores mais ouvidos do país — adventista de berço, 300 milhões de execuções num único álbum, platina dupla, indicação ao Grammy Latino, hinos que entraram no repertório de batistas, assembleianos, presbiterianos e universais.
“Tive a oportunidade de estar em praticamente todas as igrejas”, disse. Depois veio 2022. Ele criticou o que chamou de “instrumentalização da fé” para um projeto político, chamou Bolsonaro de “presidente nefasto”, declarou voto em Lula e cantou na posse de 1º de janeiro de 2023. Os convites pararam.
“Inviabilizou-se a minha continuidade de trabalho. Os convites não aconteceram mais”, resumiu. No fim de 2023, aceitou “um pouco a contragosto” uma vaga de professor de música e inglês na Alemanha, entendendo que o ciclo como cantor solo havia se encerrado. Ninguém o proibiu de nada. Não houve nota de excomunhão, decreto de pastor, lista negra assinada. Houve algo mais simples e mais eficaz: cada igreja, uma a uma, deixou de ligar.
Ele próprio deu nome ao fenômeno ainda em novembro de 2022, no programa de Pedro Bial, quando contou que a agenda estava “praticamente inexistente”: “O que está acontecendo comigo não é uma perseguição e sim uma rejeição”.
A distinção é o centro deste texto. Perseguição tem autor. Rejeição não tem — e é por isso que ela revela algo que nenhum decreto revelaria: quem manda, de fato, dentro da igreja evangélica brasileira. Quando um cantor cujas músicas a comunidade canta de cor pode ser tornado inaudível por discordar de um político, e os pastores que pediram votos “em nome de Jesus” seguem no púlpito, a hierarquia entre a fé e o partido está exposta.
Esta é uma história sobre essa hierarquia. E, como se verá adiante, ela já foi vivida uma vez, por autores de hinos alemães, entre 1933 e 1942. O que ele era, em números Para medir o que o público evangélico abriu mão, é preciso saber o tamanho do que descartou. Poemas e Canções (2002), gravado pela Novo Tempo, a gravadora adventista, lançou “Getsêmani”. Viver e Cantar (2007) vendeu mais de 70 mil cópias físicas — número Page 1 of 2Cantaram o hino, tiraram o cantor: quando a fé passou a pedir licença ao partido expressivo para o mercado gospel — e trouxe “Ele Vive”. Princípio e Fim (2012) trouxe “Sublime” e “Novo”; o site Super Gospel o apontou como o melhor álbum da década. Princípio (2014) soma mais de 300 milhões de execuções entre áudio e vídeo e levou os troféus de melhor intérprete nacional e melhor música do Troféu de Ouro daquele ano. Sentido (2020) foi indicado ao Grammy Latino de 2021 como melhor álbum cristão em língua portuguesa.
As certificações da indústria dizem o resto: “Getsêmani” e “Eu Me Rendo”, ouro para platina dupla para “sublime”, platina para Princípio (Ao Vivo). O canal no YouTube passava de 432 milhões de visualizações e 1,3 milhão de inscritos; no Spotify, os 117 títulos somam cerca de 364 milhões de reproduções, e “Acredito” sozinha ultrapassa 48 milhões. A Apple Music o apresenta como “um dos principais cantores de música gospel de todos os tempos”.
Depois de 2022, a curva vira. Ele mesmo contou a Bial que havia perdido, em semanas, entre 200 e 300 mil ouvintes mensais. Em 2023 os registros mostram 740 mil e depois mil ouvintes mensais; em outubro de 2026, 630 447 mil. Queda de cerca de 40% em três anos, num período em que o consumo de música gospel no país só cresceu. E o streaming nem é o que sustenta um artista no Brasil: são os shows em igreja. Esses foram a zero.
O detalhe que importa é o que não mudou. Nenhuma canção foi alterada. Nenhuma doutrina foi abandonada. Nenhum escândalo pessoal apareceu. A mesma voz, as mesmas letras, a mesma fé. O que mudou foi o voto.

