Chocolate derretendo, pudim brilhando, frutas, cremes e caldas mostram por que sempre aparece misteriosamente um espaço no estômago quando chega a hora do doce. Esse é um fenômeno que a ciência talvez ainda precise investigar melhor.
Uma pessoa termina o almoço absolutamente satisfeita. Garante que não consegue comer mais nada. Afasta o prato, recosta-se na cadeira e decreta, solenemente:
— Estou cheio.
Então o garçom pronuncia uma única palavra:
— Sobremesa?
Milagrosamente, surge espaço.
É nesse momento que aparecem o pudim, a torta de chocolate, o petit gâteau, o cheesecake, a mousse, o sorvete, o crème brûlée, o pavê e dezenas de outras tentações inventadas pela humanidade para demonstrar que força de vontade tem limites.
Sobremesa começa pelos olhos. Um pudim bem-feito quase dispensa apresentação: superfície lisa, dourada, cercada pela calda de caramelo que lentamente escorre quando a primeira fatia é retirada. A colher entra, a resistência termina e com o chocolate, o perigo aumenta.
Imagine um pequeno bolo ainda quente sendo aberto e deixando escapar o recheio cremoso. Ao lado, uma bola de sorvete começa a derreter. O quente encontra o frio, o amargo conversa com o doce e qualquer promessa de dieta fica oficialmente transferida para segunda-feira.
Mas nem toda sobremesa precisa viver do chocolate. O Brasil dispõe de um arsenal praticamente inesgotável de frutas capazes de transformar o final de uma refeição: manga, coco, maracujá, abacaxi, banana, goiaba, cupuaçu, açaí e tantas outras.
O maracujá, por exemplo, empresta acidez à mousse e impede que o doce se torne enjoativo. O abacaxi pode ser caramelizado. A banana aceita canela, açúcar e calor como se tivesse nascido esperando por eles.
E então chegamos a um dos casamentos mais felizes da gastronomia nacional: queijo com goiabada, ou simplesmente Romeu e Julieta. Poucos ingredientes, nenhuma pirotecnia e séculos de sabedoria resumidos numa garfada.
Talvez as melhores sobremesas não sejam necessariamente as mais sofisticadas. Há quem troque qualquer criação de alta confeitaria pelo arroz-doce da avó. Outros se rendem ao bolo ainda morno acompanhado de café. Há quem procure no doce de leite uma lembrança da infância ou encontre numa simples cocada a memória de férias passadas perto do mar.
Comida também é afeto, e sobremesa, talvez mais do que qualquer outra etapa de uma refeição, guarda essa capacidade de transportar pessoas para outros tempos e lugares. É por isso que o doce servido depois do almoço raramente é apenas açúcar.
Pode ser infância, pode ser domingo, pode ser casa de mãe, pode ser mesa de avó. Pode ser namoro, aniversário, casamento ou aquela viagem da qual restou na memória o sabor de alguma coisa cujo nome já nem conseguimos recordar.
No fim das contas, a sobremesa ocupa um território onde nutrição e emoção se encontram. E diante de uma torta cremosa, de um pudim coberto de caramelo ou de uma colherada de mousse de maracujá, resta a certeza gastronômica universal de que podemos até dizer que não queremos. Mas é prudente trazer duas colheres.

