Notibras

Aos esquecidos, vale lembrar que Bolsonaro está preso por traição

Brasília (DF) 05/04/2023 Policiamento reforçado na PF para o depoimento do ex-presidente Jair bolsonaro sobre as joias Sauditas.

Como cristão e homem do bem, acho bonito e até emocionante a forma como os bolsonaristas raiz se preocupam com a saúde, a recuperação e a liberdade do ex-presidente Jair Messias. Quantos brasileiros, alguns familiares desses preocupados, não estão à beira da morte por absoluta falta de assistência da máquina que, antes de partir para o ostracismo, Jair prometeu azeitar? Mais do que luz para iluminar o passado desse povo, falta aos chamados patriotas um mínimo de amor-próprio e de orgulho por aquele ser humano que um dia acham que foram.

Como se fossem leigos ou se tivessem sido atingidos convenientemente pela amnésia transitória ou temporária, a pergunta que a maioria deles faz é por que Bolsonaro está preso e Lula solto. A resposta é simples: Lula não aterrorizou o país com um golpe de Estado, tampouco ameaçou de morte um ou mais adversários políticos. Muito pelo contrário. Perdeu mais de uma eleição geral, mas como cidadão que não tem medo do voto, se recolheu, voltou e se transformou no recordista de mandatos presidenciais. Aliás, quem não se lembra que, justa ou injustamente, ele também já experimentou a cadeia?

Com ou sem mandato, Luiz Inácio sempre se comportou ordeira e democraticamente. E Jair Bolsonaro? Desde que assumiu a Presidência, em janeiro de 2019, o Messias dos defensores do caos, não deu um minuto sequer de paz à nação, ao STF, à imprensa e à sociedade que só deseja viver em paz. Durante sua gestão, o fracassado gestor criou um ambiente de animosidade jamais visto no país. Supostamente professor de Deus e mestre dos anjos, foi contra a ciência, negou as vacinas e receitou medicamentos sem eficácia comprovada contra um vírus letal.

Caso não tenha sido manipulado como quase tudo em sua vida profissional, o resultado da tragédia denominada negacionismo é conhecido por cada um dos cerca de 213 milhões de brasileiros. Tivesse Bolsonaro e seu séquito de cientistas do mal aceito as recomendações dos mais capacitados certamente o verdadeiro quantitativo de óbitos seria bem menor do que o divulgado à época. Se os remédios aplicados fossem os recomendados pela isenta literatura médica, milhares teriam sido salvos. Sequer receberam tratamento. Foram mais de 700 mil mortes.

Além de abominar golpes, Lula da Silva jamais zombou em rede nacional de pacientes em desespero respiratório. Triste, mas vale citar que, às gargalhadas transmitidas ao vivo e em cores, esses eram chamados de maricas. Nos registros da República, Lula ficou recluso por 580 dias e, por conta da singularidade jurídica de um dos ministros que ele indicou para o STF, não teve nem a oportunidade de participar do velório e sepultamento de um irmão sanguíneo. Tivesse saco de filó, talvez eu levasse dias ou semanas enumerando para os “patriotas” as razões que levaram Jair Bolsonaro à prisão.

Os “patriotas” costumam se dirigir a Lula e ao ministro Alexandre de Moraes como tiranos. Não sabem o que dizem e não sabem o que têm na cabeça. Se soubessem ou pudessem sentir cheiros, provavelmente se lembrariam que, além de uma gestão pífia e marcada pelo desmantelo administrativo, Jair Bolsonaro não aceitou a derrota eleitoral e, para evitá-la, comandou um golpe de Estado que, graças às instituições responsáveis, sucumbiu. Com direito a médicos 24 horas por dia, o ex-presidente está recolhido à formosura das dependências da Polícia Federal. Ruim para algumas dezenas de milhares e ótimo para milhares de milhões de brasileiros, Jair Bolsonaro está onde deveriam estar todos os traidores da pátria.

……………….

Misael Igreja é analista de Notibras para assuntos políticos, econômicos e sociais

Sair da versão mobile