Notibras

Apelo nas redes sociais ajuda paciente a conseguir remédio que ajuda a combater o câncer

Três dias após fazer um apelo em uma rede social, que foi compartilhado por mais de mil internautas, a jornalista Nicole Bleidorn conseguiu a autorização para a retirada gratuita de um remédio importante para o tratamento de sua mãe, que há cinco anos luta contra um câncer de mama.

Nesta sexta-feira (4), depois de cinco meses de espera, a aposentada Elfriede Bleidorn, 60, moradora de Cotia, na Grande São Paulo, conseguiu receber o medicamento Herceptin (Trastuzunab). O câncer de Elfriede já está em estado avançado (em metástase), e por isso houve uma demora para a liberação do medicamento, cujo preço da aplicação varia entre R$ 9.000 e R$ 39.000, dependendo da dosagem de que o paciente precisa.

Este medicamento pode aumentar as chances de sobrevida de pacientes com tipos agressivos de câncer de mama, quando usado depois do tratamento de quimioterapia padrão. Trata-se de um anticorpo monoclonal (produzido por clone de uma célula), que destroi as células cancerígenas sem prejudicar as células saudáveis.

A liberação do medicamento demorou porque, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o medicamento não faz parte da lista definida pelo Ministério da Saúde para tratamento de pacientes com câncer em estágios avançados e foi preciso que a pasta estadual abrisse uma licitação para a compra e liberação do medicamento. As aplicações estão garantidas ao longo de um ano, quando ela deverá renovar o pedido.

Sair da versão mobile