Notibras

CFM libera uso de cloroquina para combater a Covid

O Conselho Federal de Medicina autorizou nesta quinta, 23, o uso de cloroquina no tratamento de casos iniciais do novo coronavírus. O anúncio foi feito após reunião com o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. Trata-se, porém,, de uma permissão, e não recomendação, avisou o CFM.

Bolsonaro é um entusiasta do uso das substâncias cloroquina e hidroxicloroquina para combater a Covid. Os insumos são produzidos em larga escala pela Índia, que já garantiu o fornecimento da matéria-prima ao Brasil.

A liberação desses produtos será em caso excepcional, em virtude das preocupações com a pandemia, diz o CFM. Mas caberá aos médicos a total responsabilidade de prescrever o remédio. Não haverá punição para o profissional que seguir esse procedimento.

Há uma semana, o Comando do Exército anunciou que seus laboratórios, por ordem expressa do presidente da República, já haviam produzido mais de 2 milhões 500 mil comprimidos de cloroquina. Bolsonaro aposta nesse medicamento como a melhor alternativa para conter a Covid.

Sair da versão mobile