Notibras

Chernobyl volta a respirar vida com flores gigantes

A ficção científica virou realidade. Enquanto plantas e criaturas que crescem a um tamanho enorme tornaram-se um pouco clichê na visão pós-apocalíptica, a realidade mostra que isso é possível.

O ‘absurdo’ da imaginação humana não é tão improvável assim. A prova está na série de fotos produzidas por uma equipe de cientistas na antes devastada região de Chernobyl, na Rússia.

A região foi afetada por um acidente nuclear catastrófico entre os dias 25 e 26 de abril de 1986, após explosão do reator nuclear nº 4 da Usina Nuclear de Chernobyl. Milhares de pessoas foram evacuadas; dezenas morreram.

Embora ainda seja considerada zona de exclusão para os humanos, em função dos efeitos da radiação, a vida começa a voltar para o local. As flores crescem (e como crescem) em tamanhos bem maiores que flores comuns; e animais silvestres começam a aparecer por lá.

Grandes nenúfares brancos e amarelos são vistos ao redor da zona de exclusão. As fotos foram postadas nas redes sociais pelos controladores da Reserva da Biosfera de Chernobyl Radiation and Ecological. Isso permite apreciar a beleza das plantas que continuam a perseverar em meio à terra afetada pela catástrofe.

Anteriormente, uma equipe de filmagem produziu um documentário do Our Planet sobre a flora e a fauna dentro da Zona de Exclusão de Chernobyl. A película apresenta animais selvagens perambulando, dando o testemunho do fato de que não apenas a vida vegetal está florescendo, apesar das condições da região.

Sair da versão mobile