O Rio Grande do Sul enfrenta uma quarta-feira (28) de tempo instável, com previsão de temporais em todas as regiões do estado. Há alertas para ventos fortes, ressaca no litoral e até possibilidade de neve na Serra durante a madrugada de quinta-feira (29).
De acordo com a Climatempo Meteorologia, a combinação entre a chegada de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical no oceano deve provocar chuva intensa, ventania e queda acentuada nas temperaturas.
A instabilidade atinge com mais força o estado entre a madrugada e a manhã desta quarta. Rajadas de vento podem variar de 51 a 70 km/h na maioria das regiões e ultrapassar os 100 km/h no Litoral Norte.
O mar fica agitado, com previsão de ressaca entre Chuí (RS) e Florianópolis (SC), e ondas que podem chegar a quatro metros. O alerta de ressaca segue até quinta-feira.
Em Porto Alegre, o dia será chuvoso do início ao fim, com máxima prevista de 20 °C. Já em outras regiões, os acumulados de chuva devem ficar entre 20 e 40 mm, podendo chegar a 75 mm nas áreas mais afetadas pelo ciclone, como o Sul e a Costa Doce.
Na Serra Gaúcha, o tempo permanece fechado, com chuva persistente e ventos de até 70 km/h. As temperaturas já começam a cair ao longo do dia e devem despencar à noite, com a chegada de uma massa de ar polar.
A Defesa Civil do estado alerta para risco de temporais e ventania nos próximos dias. Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Brigada Militar pelo 190.
Com o avanço do ar frio, diversas cidades devem registrar temperaturas mínimas baixas já na noite desta quarta-feira. Soledade pode marcar 4 °C, Santa Maria 8 °C, e Pelotas e Porto Alegre, 10 °C. A queda mais significativa ocorre na madrugada de quinta.
A partir de quinta-feira (29), o Rio Grande do Sul entra em uma onda de frio intenso, com mínimas variando entre 0 °C e 11 °C. As máximas não devem passar dos 14 °C na maior parte do estado.
Em regiões mais altas, como São Francisco de Paula, os termômetros não devem ultrapassar os 5 °C na quinta-feira. Há previsão de neve na madrugada.
A circulação marítima provocada pelo ciclone manterá o tempo instável em áreas da Costa Doce, Litoral, Região Metropolitana, Serra e Vales. Os volumes de chuva podem chegar a 80 mm em alguns pontos, com ventos fortes principalmente na metade Leste, onde rajadas podem superar os 90 km/h.
