Notibras

Com o povo nas ruas há algo de novo no ar

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

Recentemente manifestei minha posição nas redes sociais sobre o momento atual e o que existe de oculto no cotidiano político. Amigos, seguidores, corajosos – ou expiadores da timeline alheia – opinaram.

Uma minoria; dessas que comandam o mundo ou acham que comandam, mas possuem um racionalismo ingênuo sobre o mecanismo que faz a política no dia a dia deste país. Ingênuo do lado do povo, porém, altamente malicioso do ponto de vista dos protagonistas astutos da política nacional e internacional.

Muitos acreditam que têm acesso ao que faz o mundo funcionar e de que aquilo que não entendem não existe. Desafio àqueles que lideram intervenções políticas, propagam fé religiosa para que sejam mais cautelosos, pois, um simples haltere pode desenvolver mais músculos do que máquinas modernas e caras.

Discursos homogêneos e ilusões coletivas, especialmente sob a globalização, buscam monocultura intelectual e, por vezes, transformam uma pessoa em intelectual, porém idiota.

Na política brasileira, a desigualdade dinâmica leva em conta todo o futuro e todo o passado.

O herói (brasileiro) de hoje, pode ter sido o dinamizador do passado, mesmo que recente, na busca hegemônica de uma ilusão que permeia o coletivo de uma época não tão distante da atual, mas que o futuro já está escrito e o mecanismo, que põe a roda para funcionar, futuramente.

Mas, nada nos impede de fazermos isso, já!

Na política, o vencedor não é aquele que termina por último. E se você gastar seu tempo tentando pressionar os outros, talvez haja algo de errado com você. Porém, sempre é mais fácil manipular a macrobaboseira do que a microbaboseira política.

E eu com isso?!

No domingo (26), manifestantes foram às ruas para declarar apoio ao presidente Jair Bolsonaro, e levantar outras bandeiras, como o apoio à Reforma da Previdência, à Operação Lava Jato, o repúdio ao Centrão, ao Congresso e ao STF.

Foram registrados atos em todo o País. As manifestações serviram para demonstrar o respaldo popular do governo. A defesa das reformas (inclusive a da Previdência, considerada impopular).

Em um passado recente, seria impossível imaginar uma passeata em apoio à reforma da Previdência. Já aos demais temas…

Sair da versão mobile