Notibras

Conflito força 80% de palestinos a sair de casa

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse na quarta-feira, 29, que mais de 80% dos residentes de Gaza foram forçados a deixar suas casas em meio ao conflito Israel-Hamas.

“Além dos muitos civis mortos e feridos, de que falei, 80% da população de Gaza foi agora forçada a abandonar as suas casas ”, disse Guterres numa reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a Palestina.

O número crescente de pessoas foi empurrado para a parte sul de Gaza, mas nenhum lugar é seguro, acrescentou. Além disso, o nível de assistência humanitária e de combustível que está a ser entregue à Faixa de Gaza é “totalmente insuficiente” para satisfazer as necessidades dos 2,3 milhões de palestinos, sublinhou.

“O nível de ajuda aos palestinos em Gaza continua completamente inadequado para satisfazer as enormes necessidades de mais de dois milhões de pessoas”, frisou Guterres. “Embora o volume total de combustível permitido em Gaza também tenha aumentado, continua a ser totalmente insuficiente para sustentar as operações básicas”, afirmou o secretário-geral.

Sair da versão mobile