Notibras

Coreia do Norte cancela visita de Ban Ki-moon ao país

A Coreia do Norte cancelou nesta quarta-feira (20) o convite feito ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para visitar o país isolado internacionalmente, anunciou seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

“Na primeira hora desta manhã, as autoridades da República Popular Democrática da Coreia do Norte nos informaram, através de seus canais diplomáticos, que haviam recuado em sua decisão de permitir a visita de Ban ao complexo industrial de Kaesong”, disse Dujarric.

Ban havia anunciado que visitaria na quinta-feira (21) a parte norte-coreana do complexo industrial de Kaesong, na fronteira entre as duas Coreias.

Kaesong, situada a uma dezena de quilômetros da fronteira, emprega cerca de 50 mil norte-coreanos em 125 empresas sul-coreanas.

O complexo é uma fonte vital de divisas para Pyongyang, que enfrenta múltiplas sanções internacionais, mas também é objeto de contínuas disputas com o vizinho do sul.

“Não deram qualquer explicação sobre esta lamentável mudança de última hora”, disse Ban, que no passado foi ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul.

“Como secretário-geral das Nações Unidas, não pouparei esforços para alentar a RPDC a trabalhar com a comunidade internacional em favor da paz e da estabilidade na península coreana e mais além”.

Sair da versão mobile