Notibras

Délio registra a chapa na OAB-DF em clima de vitória

Agora é oficial: o advogado Délio Lins e Silva Júnior disputará um novo mandato à frente da OAB-DF. O presidente registrou sua chapa – Avança Mais OAB – nesta sexta-feira, 22.  A eleição será no dia 21 de novembro e a diretoria eleita comandará os destinos da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil na capital da República no triênio 2022/2024.  A vice na chapa encabeçada por Délio é a também advogada Lenda Tariana. Também foram inscritas as chapas que concorrerão nas 13 subseções da OAB no Distrito Federal.

Membros da chapa à secional e das subseções e centenas de apoiadores celebraram se concentraram na Asa Norte e participaram de uma caminhada próximo à sede da entidade. O clima é de vitória. Houve, inclusive, quem lembrasse que em time que está ganhando não se mexe, numa alusão à reeleição de Délio. O próprio candidato afirmou que,  em sua gestão, as subseções ganharam autonomia e independência. “Hoje não temos mais uma OAB dividida, aqui é toda a advocacia unida pelo propósito de continuar a fazer o bem pela nossa Casa e pela sociedade”, sentenciou.

Nos últimos três anos à frente da OAB/DF, a gestão de Délio Lins ficou marcada pela digitalização, defesa das prerrogativas, paridade de gênero e descentralização das subseções. Nos últimos três anos, houve um grande empenho para que fossem realizadas inaugurações e revitalizações das subseções. Até o final do atual mandato, em dezembro próximo,. todas as subseções terão suas próprias sedes.

Com o número 20, o mesmo utilizado nas eleições em que disputou e venceu em 2018, a chapa pretende dar prosseguimento ao processo de democratização, digitalização e descentralização da Ordem como base para novas conquistas da advocacia e da sociedade. A chapa tem ainda como meta garantir que um novo cenário de oportunidades abrace toda a advocacia, mantendo a menor anuidade do Brasil.

“Tudo o que prometemos no pleito anterior nós cumprimos; agora, com a casa arrumada e a pandemia dando sinais de melhora, queremos avançar ainda mais”, disseram os coordenadores da chapa, fazendo coro às palavras de Délio. A meta, enfatizaram, é “garantir que um novo cenário de oportunidades abrace toda advocacia”.

Em 28 de setembro, Délio Lins e Silva Jr enviou um comunicado de licença espontânea ao Pleno da OAB/DF durante o período eleitoral. Segundo ele, a decisão aconteceu “a fim de evitar eventuais imputações descabidas e garantir, a mais não poder, a indispensável lisura ao processo eleitoral, bem como a igualdade de oportunidades no pleito e a higidez das eleições que ocorrerão em novembro deste ano”. Desde então, a vice, Cristiane Damasceno, passou a responder pela presidência da Seccional.

O prazo para inscrição das chapas foi aberto no dia 29 de setembro, por meio de edital de convocação das eleições. O prazo para regularização das situações financeiras junto à Ordem para que os advogados possam ficar aptos a participar do pleito, que se encerrava nesta sexta-feira, foi prorrogado até o dia 8 de novembro. No dia 21 desse mês, os advogdos poderão votar, por meio de plataforma online, das 10 horas às 18 horas.

Sair da versão mobile