Notibras

Morre Tutu, o homem que ‘matou’ o apartheid

O arcebispo sul-africano Desmond Tutu, 90 anos, morreu neste domingo, 26, na África do Sul. ele foi um dos ativista, ao lado de Nelson Mandela, na luta contra o apartheid no país. Em 1984, Tutu recebeu o Nobel da Paz.

O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, lamentou a perda. “A morte do arcebispo emérito Desmond Tutu é outro capítulo de luto no adeus de nossa nação a uma geração de sul-africanos excepcionais que nos deixou uma África do Sul liberta”.

“Desmond Tutu era um patriota sem igual; um líder de princípio e pragmatismo que deu significado à compreensão bíblica de que a fé sem obras está morta”, continuou o presidente.

O apartheid foi um regime segregacionista que vigorou na África do Sul de1948 a 1991, que separava pessoas negras das brancas e dava às últimas domínio do poder político e econômico no país.

Ativista pelos direitos humanos, o arcebispo falava sobre a ocupação do território palestino por Israel, direitos da população LGBTQIA+, mudanças climáticas e outros assuntos de relevância mundial.

Sair da versão mobile