O futebol pernambucano vive uma rotina no Campeonato Brasileiro, em que seus principais clubes disputam as séries C, A e D. Neste final de semana, o Náutico foi a Natal enfrentar o ABC, no sábado, e sai de lá com mais um empate para a sua coleção. O Sport viajou até Mirassol, em São Paulo, para enfrentar um time que já conhecia e com o qual dividia em números iguais vitórias e empates, mas voltou a perder, aumentando a frustração da sua torcida cansada de ver o Leão da Ilha na lanterna da Série A do Brasileirão. Já o Santa Cruz, mais uma vez fez a alegria da sua torcida ao somar sobre o Ferroviário do Ceará mais uma vitória para o seu passado – e agora presente – de glória, muita glória.
Diante de um Arruda com mais de 30 mil torcedores — o maior público da Série D até aqui —, o Santa Cruz venceu mais uma na competição. O Tricolor fez 3×1 no Ferroviário-CE, na tarde deste domingo (1º), pela sétima rodada da primeira fase, e segue absoluto na liderança do Grupo A3, agora com 19 pontos.
Os gols da vitória coral foram marcados por Thiaguinho (duas vezes) e Geovany. Kevin Rivas descontou para o Ferroviário. Com o resultado, o Santa abre seis pontos de vantagem sobre América-RN e Central, que dividem a segunda colocação, ambos com 13.
O jogo começou tenso, com muita disputa no meio-campo e pressão do Ferroviário nos minutos iniciais. Mas o Santa Cruz rapidamente equilibrou as ações e passou a comandar a partida.
Aos 26 minutos, o Arruda explodiu em festa. Israel arriscou de fora da área, o goleiro João Vitor espalmou, e Thiaguinho, bem posicionado, aproveitou o rebote para abrir o placar para a Cobra Coral.
O time visitante respondeu apenas em lances de bola parada. Na melhor chance, Ciel quase marcou um gol olímpico, acertando a trave de Felipe Alves. Apesar do susto, o Tricolor foi para o intervalo em vantagem.
Na volta do intervalo, o Santa manteve a intensidade e foi premiado com mais um gol. Aos 23 minutos, Thiaguinho recebeu lançamento preciso, ganhou nas costas da defesa e, com categoria, tocou por cima do goleiro para fazer 2×0.
O Ferroviário ainda conseguiu diminuir pouco depois. Aos 25 minutos, Kevin Rivas acertou um belo chute de fora da área, sem chances para Felipe Alves.
Mas qualquer tentativa de reação parou nos pés de Geovany. Aos 39 minutos, Lucas Bessa encontrou o camisa 7 livre na entrada da área. Geovany dominou, trouxe para o meio e bateu colocado, marcando um golaço e sacramentando a vitória tricolor no Mundão do Arruda.
As duas equipes voltam a se enfrentar já na próxima rodada. O Santa Cruz viaja até Fortaleza, onde encara o Ferroviário no Estádio Presidente Vargas, no domingo (8), às 17h30.
Sport
Para quem anda precisando de uma vitória a qualquer cuto para tentar sair do buraco emque se enficou, o Sport voltou a deccepcionar a sua torcida na manhã deste domingo (1) ao enfrentar o Mirassol, no interior paulista. O Leão da Ilha, que já havia enfrentado o time paulista por quatro vezes, com uma vitória e uma derrota para cada um, desta vez colaborou para aumentar o saldo positivo do clube paulista, que o derrotou por um a zero. O gol da derrota do Sport foi marcado por Reinaldo, um ex-rubronegro, ao converter um penâlti que precisou ser confirmado pelo VAR.
O Sport foi ao interior paulista onde amargou mais uma derrota. Foto: Raphael Marques/Sport
O resultado manteve o Sport na lanterna do Brasileirão. No total, são apenas três empates e oito derrotas, que resulta numa soma de três pontos dos 33 que o clube disputou no atual Campeonato Brasileiro. Sem nenhuma vitória, o Sport também continua sendo o único clube da competição que não somou mais que um ponto nas partidas que disputou.
O Leão da Ilha do Retiro terá tempo para fiar uas garras para o próximo compromisso, pois só voltará a jogar no dia 13 de julho contra o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Esse intervalo no Camponato Brasileiro deve-se à realização da Copa do Mundo de Clubes neste mês de junho.
Náutico
No sábado, o Náutico foi até Natal de onde trouxe um empate sem abertura de placar, mas que teve um sabor de vitória, uma vez que atuou quase toda a partida com apenas dez jogadores, resultado da expulsão do seu capitão, o volante Auremir, logo aos dois minutos da etapa inicial.
Em Natal o Násutico atuou comumjogador a menor durante quase toda a partida
Mesmo assim, o alvirrubro dos Aflitos resistiu bem às investidas do ABC e ainda conseguiu colocar uma bola na trave do clube potiguar que apesar da superioridade em campo, encontrou dificuldades para vencer a bem posiciona defesa do clube da Avenida Rosa e Silva.
O próximo compromisso do Náutico será contra o Maringá, nos Aflitos, mas somente no dia 16 de junho. É que neste final de semana o alvirrubro vai até Salvador, para enfrentar o Bahia, na Fonte Nova, em partida válida pela Copa do Nordeste.
