Notibras

Patriot, orgulho americano, destruído por míssil russo

As Forças Armadas da Ucrânia possuem atualmente dois sistemas de defesa aérea Patriot, que foram fornecidos como parte da ajuda militar dos países ocidentais a Kiev em meio à operação militar especial da Rússia no país.

Washington ainda está avaliando até que ponto o sistema de mísseis terra-ar (SAM) Patriot fabricado nos Estados Unidos foi danificado após uma barragem de mísseis russos em Kiev e arredores na terça-feira, disse uma emissora americana citando uma fonte não identificada da Casa Branca.

A fonte argumentou que acredita-se que o SAM tenha sido danificado, mas não destruído, como resultado do ataque do míssil.

Isso ocorre depois que o Ministério da Defesa da Rússia (MoD) anunciou em um comunicado na terça-feira que um sistema Patriot havia sido atingido pelo míssil balístico hipersônico Kinzhal em Kiev.

O Kinzhal foi lançado enquanto as forças armadas russas conduziam “um ataque combinado com armas aéreas e marítimas guiadas com precisão de longo alcance contra as unidades AFU [Forças Armadas da Ucrânia], bem como depósitos de munição, armas e equipamentos militares fornecidos por países ocidentais” para Kiev, de acordo com o comunicado.

No momento, a AFU possui dois Patriot SAMs, um entregue pelos EUA e outro – em conjunto pela Alemanha e Holanda.

A rede de notícias americana informou a esse respeito que “não está claro qual desses sistemas foi potencialmente danificado, mas retirar um deles – mesmo que por um curto período – pode afetar a capacidade da Ucrânia de defender Kiev em meio à intensificação dos ataques de mísseis russos”.

Os Patriots foram entregues à administração Zelensky no âmbito da ajuda militar contínua dos países ocidentais a Kiev. Os EUA e seus aliados aumentaram sua assistência logo depois que a Rússia iniciou sua operação militar especial na Ucrânia. Moscou alertou repetidamente que os suprimentos militares do Ocidente para Kiev aumentam o prolongamento do conflito na Ucrânia e tornam os EUA uma parte direta no impasse.

Sair da versão mobile