Notibras

PF pega ‘generais’ das fake aliados de Jair Bolsonaro

A guerra moral contra a imoralidade das fake news teve um novo desfecho nesta quarta, 27, com ação de delegados da Polícia Federal contra cinco ‘generais’ suspeitos de patrocinarem mentiras nas redes sociais. São eles o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan; o ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB; o deputado estadual paulista Douglas Garcia; e os blogueiros Allan dos Santos e Sara Winter.

O grupo é forte aliado do presidente Jair Bolsonaro. A operação foi deflagrada por determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Fedferal. Ele é o responsável pelo inquérito que investiga as fake news no Brasil. As ações de busca e apreensão acontecem em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

As buscas com relação a Jefferson e Hang foram realizadas nas casas deles, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, respectivamente. No caso de Garcia, as buscas foram realizadas no gabinete, na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde computadores foram apreendidos. As buscas sobre Allan dos Santos ocorreram na casa dele, em uma área nobre de Brasília. Também foraa aprendidos computadores e outros equipamentos de Sara, em São Paulo.

Sair da versão mobile