O Porto do Recife vai ganhar um moderno terminal de passageiros, visando receber novos navios de cruzeiros e, claro, mais passageiros, para impulsionar ainda mais o turismo na cidade.
A requalificação do terminal marítimo foi anunciada após reunião entre o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes. O leilão deve acontecer ainda no segundo semestre, e o investimento previsto na modernização do terminal é de R$ 10 milhões.
Na última temporada de cruzeiros no Brasil, o Porto do Recife recebeu mais de 30 mil passageiros em 19 navios de cruzeiros. Segundo o ministro Costa Filho, a expectativa é que o novo terminal movimente até 50 mil passageiros por ano.
“O terminal de passageiros do Porto do Recife é uma das principais portas de entrada do turismo internacional de Pernambuco. É por ele que milhares de estrangeiros chegam para fazer turismo, movimentando a economia e toda a cadeia produtiva do setor”, afirmou Costa Filho.
Apesar de não ser um porto regular de embarque e desembarque, o Recife é um destino de parada de muitos navios que fazem cruzeiros de travessia, como o Costa Favolosa (que em março do ano que vem inicia sua jornada de volta para a Europa) e outros cruzeiros pelas Américas, como o da armadora Regent Seven Seas Cruises.
Com o novo terminal de passageiros, o governo pernambucano espera que, além de mais cruzeiros internacionais, toda a costa do Nordeste ganhe com mais demanda no setor hoteleiro, comércio e todo o setor do turismo.
